MÚSICA, CINEMA E CONFERÊNCIAS MARCAM AGENDA CULTURAL MADEIRENSE DESTE MÊS DE OUTUBRO

A Agenda Cultural publicada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura - reserva, para este mês de outubro, diversas propostas que correspondem a diferentes gostos, idades e preferências.

Madeira e Porto Santo
Agenda Cultural com atividades e eventos para todos os gostos - ®DR

 

O principal destaque do mês vai para a edição do Festival de Órgão da Madeira, que decorre entre os dias 19 e 28 e que, pela primeira vez, apresenta um concerto na ilha do Porto Santo, na Igreja da Nossa Senhora da Piedade. Ilha que acolhe, também, de 9 a 12 de outubro, o II Encontro Internacional de Poesia, sob o lema “A Poesia no Mundo: Para uma nova globalização”.

Paralelamente a estes eventos, integrados nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, prossegue o Concurso de Interpretação e Voz “Madeira a Cantar”. Para este mês de outubro estão previstas duas eliminatórias, uma a 13 de outubro no Jardim de Santa Luzia (a primeira das duas eliminatórias reservadas ao concelho do Funchal) e a 27 de outubro no concelho de Santa Cruz.

De relembrar que as inscrições estão abertas para os concelhos de Câmara de Lobos, Calheta, Ribeira Brava, Funchal Oeste, Machico e Ponta de Sol, devendo os interessados utilizar o e-mail [email protected].

No MUDAS, Museu de Arte Contemporânea o destaque vai para o Concerto de Encerramento da II Temporada do MUDAS.HOTSummer, a ter lugar no dia 13 de outubro, com um concerto a cargo de Maria João que se apresenta, pelas 21.00 horas, a solo, com o seu último álbum OGRE.

Também ao MUDAS chega o Projeto Cultural “Dar a Ver”, a 19 de outubro, com a conferência “Panorama da Arte Portuguesa no Sec. XXI”, a cargo de Luíza Soares de Oliveira, projeto que decorre, no dia seguinte, na Casa-Museu Frederico de Freitas, com a Conferência “Ourivesaria Portuguesa dos séculos XVI e XVII”, que terá como oradora Luísa Penalva.

Os museus tutelados pelo Governo Regional darão continuidade às suas atividades semanais, direcionadas para um público diversificado e abrangendo as diferentes faixas etárias. Em matéria de eventos, destaque-se a comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares que o Museu Etnográfico assinala entre os dias 23 a 26 de outubro.

A terminar os destaques refere-se o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira que apresenta, entre os dias 8 e 20 de outubro, o Mercado do Livro, uma boa oportunidade para a aquisição das Edições da Direção Regional da Cultura, a preços mais competitivos.

Se pretender, poderá fazer o download da Agenda Cultural aqui.