Iberian Historic Endurance – Emoção & Charme

Disputa-se no próximo fim-de-semana no Autódromo do Estoril a quinta ronda do Iberian Historic Endurance, primeira em território Português, estando garantidas máquinas de sonho que contribuirão para tornar o Estoril Classic ainda mais aliciante.

Iberian Historic Endurance
Iberian Historic Endurance - ®DR

 

Depois de etapas em circuitos históricos como Spa-Francorchamps, Jerez ou Jarama, a principal competição de carros clássicos do Sul da Europa realiza a sua primeira visita ao nosso país e logo num evento que promete ser um dos grandes acontecimentos automobilísticos deste ano.

Uma vez mais, e como é seu timbre, a diversidade e exotismo é a marca de água do Iberian Historic Endurance, estando presentes na lista de inscritos carros de quinze marcas distintas – desde os raros e impressionantes Ginetta, Marcos, Merlyn, Matra ou Ferrari até aos mais “populares” e belos Alfa Romeo, BMW ou Volvo.

A Porsche continua a ser o construtor mais representado, com nove automóveis, mas desta feita teremos entre nós o 911 mais raro da história – o Porsche 911 R, um modelo do qual foram realizadas apenas vinte e três unidades.

Para além da sua raridade, o modelo conduzido por Gerard Merlin e Massimo Pedrazzi terá ainda o aliciante de ter sido pilotado há cinquenta anos por Manuel Nogueira Pinto, um regresso que se saúda e que pode ser testemunhado pela imensa mole humana que se espera no Autódromo do Estoril no próximo fim-de-semana.

Também chamará a atenção dos espectadores Portugueses o Ginetta G10, um dos apenas 3 exemplares existentes e o único atualmente a competir a nível mundial, por exemplo em Goodwood em 2016 com David Bradham ao volante.

Sempre impressionantes de ver são os Shelby Mustang, para satisfação do muito público que se aguarda no mais importante traçado português, onde se poderá ver evoluir dois exemplares deste imponente “muscle car” americano.

Entre os trinta e oito inscritos, estão equipas portuguesas, espanholas, francesas, italianas e inglesas, sublinhando o carácter internacional da competição, uma das mais importantes dedicadas a clássicos em toda Europa.

No campo competitivo, espera-se muita acção em pista ao longo das duas corridas de cinquenta minutos que se realizarão ao longo do fim-de-semana – uma ao fim da tarde de sábado e a segunda no final da manhã de domingo – com verdadeiras máquinas que marcaram as páginas da história das provas de resistência mundiais.

Como se verifica, só por si, o Iberian Historic Endurance é um motivo excelente para rumar ao Autódromo do Estoril, mas um programa mais vasto fará as delícias de todos os adeptos de automobilismo.

Diogo Ferrão responsável pelo Historic Endurance afirma como antevisão: “Esta será uma corrida muito especial. Passamos o ano inteiro a competir “fora de casa” e agora temos a possibilidade de organizarmos uma prova do Iberian Historic Endurance dentro do Estoril Classic. Temos uma grelha fantástica com 15 diferentes marcas à partida numa competição onde a grande vitória é a de participar e celebrar o prazer de conduzir verdadeiros carros de corrida.

Será também uma excelente demonstração de como os nossos Gentleman Drivers se comportam em pista, sempre com respeito pelos carros extraordinários que conduzem”.

Os bilhetes para o evento promovido pela Associação de Turismo de Cascais, com o apoio da Race Ready, estão já disponíveis nas lojas Fnac e Worten ou através do site estorilclassicsweek.com/bilhetes.