XXIV Viagem Histórica a Santiago do Cacém

Passados 123 anos da 1.ª viagem de carro em Portugal o Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, vai realizar a tradicional reconstituição desta memorável viagem.

Santiago do Cacém
XXIV Viagem Histórica a Santiago do Cacém - ®DR

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esta “é uma data simbólica que gostamos de assinalar pelo facto do 1.º carro a circular em Portugal ter vindo para Santiago do Cacém.” Segundo rezam as crónicas a viagem começou em Cacilhas e demorou três dias, pelo caminho, em Palmela, atropelou um burro que veio a morrer.

Este ano a par da reconstituição histórica com o passeio de carros clássicos pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, será inaugurada a exposição de pintura D’Assis Cordeiro, intitulada O “Gasolina” em Santiago do Cacém, 1895. A exposição resulta de um trabalho intenso de pesquisa para apurar a verdadeira história desta viagem, que o pintor tem vindo a realizar ao longo dos anos e que mereceu o reconhecimento do Presidente do Município. “São trabalhos extremamente interessantes pois tratam da história de Santiago do Cacém, o 1.º automóvel não foi para Lisboa ou Porto mas sim para a nossa cidade.” O Autarca recorda que também foi para Santiago do Cacém que veio o primeiro Roll Royce e a primeira licença de condução.

Foi em outubro do ano de 1895 que a viagem do Panhard & Levassor comprado em Paris por D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém, se tornou um marco histórico. No ano de 2018 é revivida esta fantástica viagem, com a classe e o brilho de automóveis que ao longo de gerações têm deixado a sua marca no imaginário de todos.

 

Programa

13 de outubro sábado

15h30 • Chegada a Santiago do Cacém * Passagem pela Avenida Manuel da Fonseca, Rua de Moçambique, Praça Zeca Afonso, Rua Cidade de Setúbal | Parqueamento de viaturas junto ao Jardim Municipal

16h00 • Gincana clássica | Avenida D. Nuno Álvares Pereira

17h30 • Inauguração da exposição de pintura de Ricardo D’Assis Cordeiro “O Gasolina em Santiago do Cacém – 1895” | Museu Municipal de Santiago do Cacém

19h30 • Partida para Vila Nova de Santo André

 

12 de outubro domingo

09h30 • Partida de Vila Nova de Santo André para Santiago do Cacém

10h00 • Visita às Ruínas Romanas de Miróbriga

11h00 • Partida para Melides