Santarém celebra “A Gastronomia” com Chefes Michelin e Banquetes

O Festival de Gastronomia de Santarém vai voltar a celebrar Portugal à mesa, com o melhor da tradição gastronómica nacional e banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com Estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper e a revelação ribatejana Rodrigo Castelo. A 38ª edição vai decorrer entre 26 de outubro e 4 de novembro, na Casa do Campino, numa programação dedicada ao tema do azeite.

Festival de Gastronomia de Santarém
Festival de Gastronomia de Santarém - ®DR

 

“A Gastronomia, como é carinhosamente reconhecido o nosso festival, o maior e mais antigo do país, enaltece o património gastronómico portuguêse, este ano, queremos evidenciar um alimento tão típico, transversal e tão português, como o azeite, e evidenciá-lo também nas criações dos nossos chefes Michelin. Queremos que, ano após ano, os nossos visitantessejam conquistadose surpreendidos, além do sabor, pelos aromas, texturase apresentação”, revela Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

 Os quatro chefes vão desenvolver e apresentar as suas artes em banquetes durante as sextas-feiras e sábados do festival. A estreia, dia 26 de outubro, cabe a Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante. Seguem-se, a 27 de outubro, o chefe VítorMatos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, a 2 de novembroJoachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, e a 3 de novembro o chefe ribatejano RodrigoCastelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém. Para saber mais informações sobre cada um dos banquetes poderá aceder ao site do evento em www.festivalnacionaldegastronomia.pt/o-banquete.

Os visitantes poderão também descobrir especialidades de norte a sul do paise das ilhas dos Açores e da Madeira, através dos 12 restaurantespresentes no evento, [lista completa em baixo] além das tasquinhas típicascom produtos regionais, vinhose doçaria.

Do programa vão também constar momentos formativos, com aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas. No âmbito do tema deste ano juntam-se ao Festival os municípios produtores de azeite de Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores, que vão apresentar-se em dias distintos, com uma programação própria, na qual estão garantidas degustações gastronómicas que ensinam a descobrir e a apreciar o azeite.

O Festival de Gastronomia de Santarém vai ainda acolher a cerimónia de entrega dos Prémios Great Taste Awards Portugal, a 29 de outubro, e atribuir o primeiro prémio Modernidade e Tradição, a 31 de outubro, em que antigos vencedores do Concurso Nacional Jovem Talento de Gastronomia competem entre si com um prato inspirado em azeite. Também a 1 de novembrovai ser apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, um documento com 557 receitasrecolhidas pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, em entrevista a 180 pessoas,na sua maioria idosas, como forma depreservar o património gastronómico da região.

 Serão 10 dias para descobrir Santarém e a Casa do Campino, enquanto prova Portugal, entre 26 de outubro e 4 de novembro, das 13h às 2h. A entrada no evento é livre até às 17h dos dias 29, 30 e 31 de outubro e 2 de novembro, e nos restantes dias e horários tem um custo de 2 € que permite o acesso a todas as áreas e atividades do festival, com a exceção dos banquetes.

Em complemento, e para que os visitantes possam descobrir a cidade,o Festival proporciona cinco visitas guiadas gratuitas. A27 de outubro, às 10h, dedicada ao “Azulejo”, às 15h30 do mesmo dia, com repetição a 31 de outubro e a 2 de novembro tem lugar a “Visita 360º” e no dia 30 de outubro, às  10h, o convite é “Fora de Portas”.

O evento éorganizado pela Viver Santarémem parceria com a Câmara Municipal de Santarém e a Entidade Regional de Turismo Alentejo Ribatejo, com o apoio do Turismo de Portugalatravés do Programa Valorizar, os patrocínios da Repsol Gás, Central de Cervejas, Delta, Azeite Quinta do Juncal, Resitejo, Arroz Bom Sucesso, Cuf Santarém e Águas de Santarémeprodução da Essência do Vinho.

Para mais informações sobre o evento, consulte o site oficial em www.festivalnacionaldegastronomia.pt.

 

Restaurantes Presentes no 38º Festival de Gastronomia de Santarém

Porto e Norte

  • Restaurante Académico (Bragança)
  • Restaurante Tentações da Montanha (Boticas)
  • Restaurante Torres (Vila Verde)
  • Restaurante O Costa (Vila Real)
  • Casa Caetano (Arouca)

Centro

  • Restaurante Estelas (Peniche)
  • Temudus Restaurantes (Coimbra)
  • Restaurante O Flôr  (Gouveia)

 Alentejo

  • Restaurante O Lampião (Évora)

Algarve

  • Restaurante Tasca Rasca (Faro)

Açores

  • Restaurante José do Rego

Madeira

Restaurante Do Dia Prá Noite

 

 

Sobre o Festival de Gastronomia de Santarém

“O PAI DOS FESTIVAIS”

Localizada no coração da fértil lezíria ribatejana, uma zona de planície, banhada pelo Rio Tejo, e em cujos campos a agricultura se desenvolveu ao longo dos séculos, Santarém manteve ao longo dos anos uma relação muito estreita com a Gastronomia Portuguesa, tendo vindo a atuar na defesa do património gastronómico como valor integrante do património cultural.

Foi em 1981 que nasceu o primeiro Festival Nacional de Gastronomia. Trazendo até Santarém os melhores restaurantes de cada região turística que por sua vez escolhiam para os seus cardápios as especialidades tradicionais regionais, o Festival teve um papel fundamental na preservação do património gastronómico Português.

Sabemos hoje que foi a partir deste primeiro Festival que começaram a surgir, um pouco por todo o país, uma enormidade de certames gastronómicos, mas nunca tendo nenhum assumido as proporções e o carácter Nacional do Festival de Santarém.

É hoje uma marca consagrada junto de gastrónomos, profissionais e amantes da boa mesa que apresenta, anualmente, um programa rico em atividades que celebram e promovem o Património Gastronómico Português. Apresenta-se como um certame de excelência e uma montra dos sabores regionais.