Al Gore é o orador principal da Climate Change Leadership Porto – Solutions for the Wine Industry

O Prémio Nobel e ex-vice-Presidente dos EUA, Al Gore, estará na cidade do Porto, no próximo mês de Março, para uma conferência focada nos desafios que as alterações climáticas representam para a indústria mundial do vinho. Este evento pretende dar continuidade à conferência realizada em Julho, na qual o orador principal foi o ex-Presidente Barack Obama.

Al Gore Prémio Nobel e ex-vice-presidente dos EUA
Al Gore é o orador principal da Climate Change Leadership Porto - ®DR

 

O vinho é o produto agrícola por excelência, com o maior número de marcas activas a nível mundial, comunicando directamente com o consumidor. A indústria do vinho tem a particularidade de também apoiar e proteger comunidades bem como paisagens rurais. As alterações climáticas estão definitivamente a afectar as regiões produtoras, que estão muito vulneráveis e expostas às mudanças de padrão de clima, com perdas significativas de produção.
Com o Prémio Nobel e ex-vice-presidente dos EUA Al Gore como orador principal, a conferência internacional Climate Change Leadership – Solutions for the Wine Industry será um fórum onde a indústria poderá discutir e partilhar experiências pessoais e soluções práticas de curto e longo prazo para mitigar os impactos de um clima em mudança. Esta conferência permitirá que todos os sectores da indústria do vinho trabalhem em conjunto para garantir um futuro seguro e sustentável, compreendendo melhor o nosso papel nas alterações climáticas e reduzindo o impacto colectivo.
Como produtores de uvas, somos especialmente sensíveis e vulneráveis aos múltiplos impactos de um clima cada vez mais imprevisível. Tempestades violentas causam erosão e inundações.
O ar instável pode causar granizo destrutivo. Seca prolongada enfraquece as nossas videiras, desseca as colheitas e baixa os rendimentos. Mas estes efeitos podem ser diminuídos se todos fizerem a sua parte.
Esta conferência ajudará a identificar onde e como podemos começar a diminuir o nosso impacto. Fornecerá soluções e exemplos reais do que já está a ser feito e que funciona e tem como objectivo envolver todos até o nível de CEO e proprietário.
De 5 e 7 de Março de 2019, no Centro de Conferências de Alfândega, no Porto, e no Coliseu Porto Ageas, oradores de renome internacional vão partilhar as suas pesquisas e experiências práticas e discutir estratégias que estão a implementar para reduzir os efeitos das alterações climáticas. Os oradores confirmados são Miguel Torres, Gérard Bertrand, Cristina Mariani May, o Professor Roger Boulton da UC-Davis, António Amorim, o climatologista Dr. Greg Jones, o suíço Dr. José Vouillamoz, Cindy de Vries da Fetzer Vineyards, Álvaro Gonzalez da Concha y Toro, Heinrich Schloms da África do Sul, Jaime Gramona de Espanha, Joël Rochard de França, Jamie Goode e Linda Johnson-Bell da Grã-Bretanha entre muitos outros.
“O objectivo da conferência Climate Change Leadership é discutir ideias concretas, partilhar experiências reais e fornecer soluções efectivas, que foram testadas e funcionam independente da escala. Concentrar-se-á em exemplos reais que as empresas estão a implementar para mitigar as alterações climáticas”, refere Adrian Bridge, CEO da Taylor’s, o principal organizador do evento. “Não há tempo nem necessidade de reinventar as coisas. Se partilharmos os nossos sucessos e experiências, todos vamos beneficiar. Este é o objectivo do Porto Protocol, que compromete os seus participantes a adoptar e promover acções concretas, ainda que pequenas, para ajudar a reduzir o impacto de um clima em mudança. Embora esta importante iniciativa global reconheça que a indústria do vinho está excepcionalmente bem posicionada para assumir um papel de liderança na mitigação das alterações climáticas, o Porto Protocol congratula-se com a participação de instituições, empresas e indivíduos de todas as áreas de actividade.”
Para o Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, “a participação de uma personalidade da dimensão global de Al Gore na sua segunda edição confirma a Climate Change Leadership como evento de referência no campo das alterações climáticas. Em Março de 2019, o Porto será de novo o centro de um grande debate internacional. Nesta edição, o foco está apontado à indústria do Vinho e às soluções que vamos obrigatoriamente ter de encontrar para a manter as características únicas deste sector em Portugal. Estou há largos anos profissionalmente ligado a esta indústria e tenho uma forte expectativa quanto ao que a Climate Change Leadership representará para a economia do Vinho.”
Climate Change Leadership Porto – Solutions for the Wine Industry Porto 2019 também contará com uma extensa área de exposição no Centro de Conferências de Alfândega, onde patrocinadores e expositores poderão expor os seus produtos e serviços, assim como as suas iniciativas para mitigar e adaptar às alterações climáticas, a aproximadamente 700 delegados de mais de 50 países.