“Experimenta Extremadura” – promoção do património, cultura e gastronomia da região espanhola da Extremadura em Lisboa

A Conselheira da Cultura e Igualdade, Leire Iglesias, e a Diretora Geral de Ação Externa, Rosa Balas, apresentaram ontem, em Lisboa, a segunda edição da Experimenta Extremadura 2018, um programa de atividades culturais e gastronômicas que promovem a região na capital portuguesa de 12 a 29 de outubro

Instituto Cervantes
Promoção do património, cultura e gastronomia da região espanhola da Extremadura em Lisboa - ©Aldrabiscas

Lisboa volta a receber a “Experimenta Extremadura” uma iniciativa do Governo Regional da Extremadura, que ao longo dos últimos anos tem vindo a promover o que de melhor se faz nesta região espanhola.

Este ano, com o intuito de continuar o que já vem sendo feito, a Extremadura, volta a trazer novas iniciativas representativas da relação de cooperação existente entre ambos os lados da fronteira, na área cultural.

Nesse âmbito, decorreu no Instituto Cervantes, o encontro com Luís Landero, escritor extremenho que é atualmente um dos grandes narradores da literatura espanhola contemporânea.

O seu primeiro romance “Jogos da Idade Tardia”, publicado em 1989 foi aclamado internacionalmente pelos críticos e público, tendo vencido o Prémio da Crítica e do Prémio Nacional de Literatura.  Em Portugal, Luis Landero conta com duas obras publicadas: “Jogos da Idade Tardia” e “O Guitarrista”.

O Instituto Cervantes de Lisboa, foi ainda o espaço escolhido para a exposição do artista Gene García, intitulada Black Portrait. composta por rostos de 20 grandes músicos e cantores de jazz e blues, pintados a aguarela.

A apresentação de Gene García, contou com uma atuação deste reconhecido cantor da ‘blackmusic’, acompanhado pelo pianista e compositor cubano estabelecido em Portugal Victor Zamora.

A exposição de García estará aberta ao público até dia 19, no Instituto Cervantes de Lisboa.

Inseridos no “Experimenta Extremadura” terão lugar ainda, outros eventos como a” Mostra de Jazz da Extremadura”, de 16 a 19 de outubro, o XV Encontro de Vinhos Extremadura-Alentejo, a acontecer no dia 24 de outubro, no restaurante “A Taberna” do piso 7 do El Corte Inglês de Lisboa, o Festival Flamenco de Lisboa, Esther Merino que  pisa os palcos do Capitólio, às 21h30, do dia 25 de outubro e a apresentação do n.º 8 da Revista Suroeste, no dia 18 de outubro, pelas 17h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O projeto Experimenta Extremadura é da responsabilidade do Governo Regional da Extremadura e conta com as colaborações do Instituto Cervantes de Lisboa, da Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola, Turismo de Espanha, El Corte Inglês, Flamenco Atlântico, entre outros.