Reis da Bélgica em Portugal para visita de Estado

Os reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, chegaram hoje a Lisboa, para uma visita de Estado de três dias a Portugal, cumprindo um programa de encontros políticos e de iniciativas económicas e culturais em Lisboa e no Porto.

Visita de Estado dos Reis da Bélgica
Reis da Bélgica em Portugal para visita de Estado - ©Aldrabiscas

A visita ao nosso país, teve início esta manhã com a tradicional cerimónia oficial de boas vindas no Palácio de Belém e prossegue durante os próximos dois dias, com deslocações à Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Champalimaud, Fundação Calouste Gulbenkian e ao Oceanário.

Após o encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o  Rei Philippe da Bélgica enalteceu  o “sentido de ser europeu”  de Portugal, considerando que a visita de Estado que hoje iniciou será  “uma oportunidade única” para reforçar a já “longa história” das relações luso-belgas.

“Admiramos o vosso país e a forma como combinam as tradições com o sentido de ser europeu. O facto de colocarem tanto ênfase na Europa – como fazemos na Bélgica – e ao mesmo tempo acarinharem as vossas tradições e a vossa rica cultura e História é para nós um exemplo”, referiu o monarca.

A comitiva dos monarcas belgas integra 170 personalidades, entre os quais estão o vice-primeiro ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Didier Reynders, e os ministros-presidentes dos governos da Flandres, região de Bruxelas-Capital, Valónia e Federação da Valónia-Bruxelas.

Completam a comitiva, o ministro-presidente da Comunidade Germanófona da Bélgica, Oliver Paasch, e o secretário de Estado do Comércio Exterior, Pieter De Crem, assim como alguns líderes de empresas (CEO) e representantes de organizações empresariais e académicas.

O primeiro dia de visita prosseguiu com um passeio de elétrico por Lisboa, partindo da Rua da Conceição, na Baixa lisboeta, e terminando no Miradouro de Santa Luzia, lugar privilegiado para se disfrutar da vista sobre a cidade.

O programa do dia de hoje ficará completo com um banquete de Estado, oferecido pelo Presidente da Republica, no Palácio da Ajuda, em honra dos Reis Belgas.

Amanhã (23), a a rainha Mathilde visitará a Associação Cultural Moinho da Juventude, no bairro da Cova da Moura, na Amadora, instituição fundada pela ativista e psicóloga belga Godelieve Meersschaert, enquanto o rei visita o Impact Hub Lisbon, juntamente com empreendedores sociais belgas e portugueses.

Ainda durante a tarde os monarcas testemunharão a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e a Bélgica.

O programa em Lisboa, termina com um concerto do grupo belga “Huelgas Ensemble” organizado pelos reis em homenagem a Marcelo Rebelo de Sousa.

O último dia da visita de Estado vai ser passado no Porto, onde os reis belgas serão recebidos nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita ao Palácio da Bolsa, onde o Presidente da Camara, oferecerá um almoço em honra dos Reis, seguindo-se um passeio pelo Museu de Serralves e pela ribeira na companhia do Presidente da República.

Mais tarde, na Universidade do Porto, cinco ‘startups’ portuguesas,  apresentarão alguns projetos inovadores a Philippe e Mathilde da Belgica.