“Homeopatia – Uma Medicina Alternativa” Farmacêutica Cristina Pombo lança livro dedicado à Homeopatia

Os leitores devem estar a pensar – porque é que uma farmacêutica, especialista em medicamentos químicos e terapêuticas convencionais, é agora homeopata e está a escrever um livro sobre Homeopatia, uma medi­cina alternativa!?

Homeopatia – Uma Medicina Alternativa
Farmacêutica Cristina Pombo lança livro dedicado à Homeopatia - ®DR

 

A história por detrás desta escolha começou há 25 anos, e tem a ver com dois tipos de sentimen­tos que alguns dos leitores já experimentaram – o amor por um filho e a insatisfação com o trabalho que se escolheu, fruto da opção na área de estudo em que se investiu seis dos melhores anos da nossa vida.

Assim começa o primeiro livro de não ficção de Cristina Pombo, intitulado “Homeopatia – Uma Medicina Alternativa” que pretende informar, de modo simples e com linguagem acessível o que é Homeopatia, como surgiu, o que são medicamentos homeopáticos, como atuam e o que tratam.

Depois de vários anos por dentro da medicina convencional, Cristina rendeu-se à Homeopatia ao compreender este tipo de medicina usado por mais de 450 milhões de pessoas no mundo (dados de 2007 da Organização Mundial de Saúde) que trata sem antibióticos, anti-inflamatórios, anti histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos ou corticoides, problemas de saúde tão distintos como processos inflamatórios/infecciosos, ansiedade, depressão, problemas de desenvolvimento na infância, défice de atenção na idade escolar, problemas com a menopausa, fibromialgia ou artrite reumatoide.

Os leitores poderão também conhecer as origens da Homeopatia e entender os princípios desta medicina alternativa. A relação com a medicina convencional e a forma como estas duas realidades se diferenciam fica também bem evidenciada ao longo do livro. “Homeopatia, uma Medicina Alternativa” será lançado dia 27 de outubro às 16h na livraria Ferin e estará à venda nos locais habituais.

 

“Perguntam-me muitas vezes se numa época de cirurgias a laser, biologia molecular e engenharia genética, não estará este tipo de terapêutica iniciada no séc. XVIII, fora do seu tempo, ultrapassada.  Sugiro analisar o facto de ser a terapêutica alternativa mais prestigiada, a que é mais frequentemente comparticipada pelos serviços de saúde e também a que tem maior crescimento médio a nível global – cerca de 20% ao ano.”, refere Cristina Pombo. “Além disso, a Homeopatia tem como base filosófica a singularidade do doente, ou seja, o homeopata não reduz o paciente a objeto físico, pelo contrário, vai construindo uma totalidade – “mental-emocional-físico“ – como base de conhecimento e intervenção, permitindo assim caracterizar a Homeopatia como medicina do indivíduo”, remata.

Cristina Pombo é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela UCL, naturopata e especialista em Homeopatia pela International Academy of Classical Homeopathy. Tem repartido os últimos 12 anos da sua vida entre Lisboa e o Reino Unido e dedica-se fundamentalmente à prática clínica e ao ensino da Homeopatia. Com experiência em farmácia e na indústria farmacêutica, foi a primeira portuguesa a fazer o curso de especialização em Homeopatia com o Prof. George Vithoulkas, galardoado em 1996 com o Prémio Nobel Alternativo pelo trabalho desenvolvido na ciência da Homeopatia.

O livro “Homeopatia, uma Medicina Alternativa” é editado pela editora Partenon e estará à venda nos locais habituais. PVP – 12 euros.