Formula 1 – TREINOS DE QUALIFICAÇÃO – GRANDE PRÉMIO DO MÉXICO

Lewis Hamilton está a um pequeno passo de se sagrar campeão do mundo de Formula 1.

GRANDE PRÉMIO DO MÉXICO
TREINOS DE QUALIFICAÇÃO – GRANDE PRÉMIO DO MÉXICO - ®DR

Igualando a lenda Argentina , Juan Manuel Fangio e atrás apenas dos sete titulos de Michael Schumaker, basta ao britânico terminar a prova até ao 7º lugar, quando ainda faltam duas corridas para acabar a época.  Hamilton tem tudo para se sagrar campeão  pela quinta vez salientando que a Red Bull está “numa classe à parte” no México mas referiu que tudo fará para aproveitar o arranque e surpreender Daniel Ricciardo e Max Verstappen. A pole position de Ricciardo e o segundo lugar de Verstappen confirmam o domínio da Red Bull nos treinos livres confirmando-se na qualificação em que  Hamilton terminou logo atrás com o Mercedes apesar de dizer que os RB14 estavam imbatíveis no segundo setor.

“Parabéns ao Daniel. Estes rapazes foram simplesmente demasiado rápidos, estiveram numa classe à parte até à qualificação e mesmo na qualificação, no segundo setor, era impossível apanhá-los”, reconheceu Hamilton. “Estou muito satisfeito por ter ficado tão próximo. Terceiro não é um mau lugar para o arranque. Quando lhe perguntaram se teria ritmo para bater os  Red Bull na corrida, Hamilton respondeu: “Penso que não.”

Daniel Ricciardo bateu Max Verstappen por 26 milésimos e assegurou a sua segunda pole do ano ao rodar em 1:14.759 na derradeira tentativa, para liderar uma dobradinha da Red Bull na qualificação para o Grande Prémio do México, Verstappen falhou o objetivo de ser o mais jovem de sempre a conquistar uma pole mas garantiu um lugar na primeira linha ao superar o Mercedes de Lewis Hamilton por pouco mais de um décimo de segundo     Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen não foram capazes de se intrometer na luta pela pole e arrancarão, respetivamente, de quinto e sexto.  Nico Hulkenberg e Carlos Sainz confirmaram o bom ritmo da Renault ao serem, respetivamente, sétimo e oitavo, os ‘melhores dos outros’ na qualificação. Os dez primeiros da poke enceram com Charles Leclerc e Marcus Ericsson que  também demonstraram a competitividade da Sauber ao participar  no Q3 e fecharem os dez primeiros.

Os Force Indias de Esteban Ocon e Sergio Perez não recorreram aos pneus hipermacios no Q2 e não garantiram a passagem ao Q3, juntando-se ao McLaren de Fernando Alonso e aos Toro Rosso de Brendon Hartley e Pierre Gasly.   Eliminados no Q1 ficaram os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, o McLaren de Stoffel Vandoorne e os Williams de Lance Stroll e Sergey Sirotkin.

Ricciardo assegurou a sua segunda pole do ano ao rodar em 1:14.759 na derradeira tentativa, batendo o seu colega de equipa por uma margem muito reduzida no Autódromo Hermanos Rodriguez.   Verstappen falhou o objetivo de ser o mais jovem de sempre a conquistar uma pole mas garantiu um lugar na primeira linha ao superar o Mercedes de Lewis Hamilton por pouco mais de um décimo de segundo.   Hamilton,  partirá hoje (19:10h.  hora de Portugal continental / Sky Sposts F1 ou Sportv ) na frente de Sebastian Vettel, que foi ligeiramente mais lento do que o britânico. A Ferrari já não sabe o que é ganhar um titulo mundial des de a vitória de  Kimi Raikkonen em 2007.

Eliminados no Q1 ficaram os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, o McLaren de Stoffel Vandoorne e os Williams de Lance Stroll e Sergey Sirotkin.