Município de Oliveira de Azeméis realiza escavações arqueológicas no Castro de Recarei

Com o objetivo de avaliar o potencial arqueológico do concelho, a câmara municipal deu início às primeiras escavações no castro de Recarei (alto dos mouros), em São Martinho da Gândara.

Oliveira de Azeméis
Escavações arqueológicas no Castro de Recarei - ®DR

 

A intervenção, no âmbito do projeto “Povoamento em Oliveira de Azeméis”, pretende investigar o conjunto de povoados existentes no concelho e reconhecer qual o método de ocupação utilizado durante a proto-história e antiguidade.

Durante as escavações foi possível constatar a existência de um povoado aparentemente de grandes dimensões, tendo em conta a área onde se recolheram materiais arqueológicos, um conjunto de cerâmicas.

Para o vice-presidente da câmara municipal “a recente escavação no Castro de Recarei (Alto dos Mouros) em São Martinho da Gândara, há muito esperada, comprovou que o local é rico em vestígios e merece continuar a ser estudado”.

“Cuidar do património arqueológico do nosso território deve ser uma preocupação integrada, para que, possamos no futuro perceber melhor quem nos antecedeu”, acrescenta. A arqueologia é uma peça importante do puzzle imenso que é o nosso património oliveirense”, conclui Rui Luzes Cabral.

As escavações estão a cargo de técnicos da autarquia conjuntamente com dois alunos da Escola Profissional de Arqueologia e três técnicos arqueólogos de uma empresa (arqueologia e património).

 

 

Fonte: MOA