ENCONTRO COM VINHOS E SABORES – Sarah Ahmed, apresentará os 10 vinhos portugueses que mais a marcaram

É já amanhã que regressa a Lisboa o maior e mais esperado evento de vinhos do pais: o ENCONTRO COM VINHOS e ENCONTRO COM SABORES (ECVS). Organizado pela Revista de Vinhos, decorre de 3 a 6 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

ECVS
Encontro com Vinhos e Sabores - ®DR

 

Com um programa diversificado e com ações a decorrerem em simultâneo nas áreas de expositores e em diferentes lounges, o convite que é deixado centra-se na mensagem “A definição do programa é sua”, cabendo ao participante, em função dos seus interesses e da sua curiosidade, escolher as ações que mais o atraem ou correspondem às suas expectativas. O público aceitou o convite e ontem a bilheteira online encerrou acima das expectativas. A compra de bilhetes ainda é possível e pode fazer-se no Centro de Congressos.

Haverá muitas razões para não perder o Encontro com Vinhos e Sabores, mas deixamos-lhe aqui 7 motivos para o visitar:

1 – A oportunidade para assistir à masterclass com a crítica de vinhos e The Wine Detective, Sarah Ahmed, que revelará os 10 Vinhos Portugueses que mais a marcaram. Sarah Ahmed é uma das mais conceituadas jornalistas e wine educators, tendo colaborado com as mais emblemáticas revistas de vinhos do mundo, como a Decanter ou a Fine Wine Magazine. Este será também um momento para refletir sobre a evolução do vinho português e o seu posicionamento. 

2 – Em prova livre estarão mais de 3 mil vinhos e produtos gourmet de centenas de produtores e um programa com cerca de 50 atividades para debater, aprender e apreciar o que de melhor é feito em Portugal.

3 – Dias e horários dedicados a diferentes públicos: o fim-de-semana para o consumidor e segunda e terça-feira para profissionais, para garantir a melhor resposta aos interesses e necessidades de quem participa.

4 – 21 Provas comentadas por especialistas e 16 Conversas com Sommeliers. A seleção vai desde os vinhos mais emblemáticos, como os que estarão em destaque no  “Vintage Porto 2016, um clássico” aos mais icónicos ou até raros, como os “Clássicos e Novidades da Barbeito – Madeira” “Memórias de Alves de Sousa”. Os estrangeiros de grande nomeada na “Sublime Elegância de França”, “Domínio del Águila – o novo ícone de Espanha” e “Ícones de Itália” e “Um novo Novo Mundo”. Já para a apresentação de novidades ou para dar a conhecer a diversidade e excelência do vinho português, destacam-se temas como: “Brancos Portugueses que sabem envelhecer”, “Grandes Vinhos do Dão”, “Monção e Melgaço, um terroir de excelência”, “Espumantes Envelhecidos”, “Vinhos Fora do Baralho”, “Vinhos dos Açores, a Revolução”, “Carcavelos, passado e presente”, “Vinhos de Colares, únicos e autênticos”, entre outros.

5 – Um Restaurant Bootcamp com 10 temas para pensar o mundo do vinho e das bebidas, da gastronomia e dos alimentos, evidenciando boas práticas e oportunidade de cooperação entre os setores do vinho, das bebidas, dos alimentos e da restauração.

6 – A entrega de prémios da primeira edição do Concurso Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal. Com este Concurso distinguem-se restaurantes e wine bars que se destacaram pelo trabalho desenvolvido em prol do vinho sobretudo junto do cliente, uma área crucial para a valorização do vinho e que mais influência tem junto do consumidor e das novas gerações de profissionais.

7 – Área de sabores com produtores, foodboxes e restaurantes. Aqui, o participante para além de poder degustar e comprar, encontrará o acompanhamento certo para todos os vinhos em prova livre e satisfazer os paladares mais exigentes. Desde a cozinha portuguesa à asiática ou à alimentação vegan, passando por peixes e mariscos, queijos, especialidades de padaria e pastelaria e até chocolates de vinho. Com estas opções, o participante poderá criar o seu menu de degustação e harmonização, podendo contar com as dicas e sugestões de Sommeliers e especialistas em vinho e gastronomia.

Poderá consultar aqui oprograma detalhado.