CENTRO HISTÓRICO DE PORTALEGRE COM ACESSO DE WI-FI GRATUITO

A assinatura do contrato entre a MEO, S.A. e a Câmara Municipal de Portalegre, para instalação da "Rede Wi-Fi do Município de Portalegre – Portalegre Free Wi-Fi" a 21 de novembro marca o arranque deste projeto que pretende criar zonas de acesso gratuito à internet em vários locais públicos distribuídos pela cidade, permitindo a disponibilização de acesso a visitantes e moradores.

Portalegre
instalação da "Rede Wi-Fi do Município de Portalegre – Portalegre Free Wi-Fi" - ®DR

 

Para o efeito serão instalados pontos de acesso (hotspots wi-fi) nos seguintes locais:
– Câmara Municipal de Portalegre
– Mercado Municipal
– Praça da República | CAEP | Casa Museu José Régio
– Largo da Sé | Museu Municipal
– Largo do Café Vitória | Biblioteca Municipal
– Largo Frederico Laranjo
– Largo António José Lourinho
– Castelo
– Igreja da Misericórdia | Conservatório
– Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino
– Jardim da Avenida da Liberdade
– Largo Serpa Pinto
– Estádio Municipal

Apostada em qualificar e valorizar o concelho como destino turístico diferenciado, a disponibilização de internet livre no Centro Histórico e Espaços Públicos, a Câmara Municipal de Portalegre considera que este será um contributo adicional para melhorar a experiência de turistas e visitantes, por exemplo através da disponibilização de conteúdos informativos, de acesso rápido e simples, que permitam planear melhor os roteiros e aproveitar melhor todos os recursos existentes.

A Câmara Municipal de Portalegre tem vindo a sedimentar a sua estratégia de desenvolvimento turístico, com particular enfoque para a valorização e qualificação do património material e imaterial, móvel e imóvel, e da implementação de projetos que estimulem, por um lado o sentido de “bem-estar”, felicidade da descoberta e por outro lado induzam a vontade de regressar ao concelho.

A criação de redes Wi-Fi de elevada disponibilidade vai ao encontro das necessidades do nosso quotidiano e melhorará, inquestionavelmente, a experiência dos turistas, e simultaneamente, quando associada a serviços dedicados, poderá constituir-se numa ferramenta fundamental de gestão e monitorização dos fluxos turísticos.

Esta intervenção representa um investimento na ordem dos 62 578,12 (+ IVA), com candidatura aprovada no “VALORIZAR – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi”, comparticipada a fundo perdido pelo Turismo de Portugal em € 50 000,00, com um prazo máximo de implementação de 60 dias.

 

Fonte: CMP