Presidente de Angola, João Lourenço, visita oficialmente Portugal

A visita de Estado de João Lourenço teve início hoje, quinta-feira em Belém, que acompanhado do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, participou nas cerimónias militares e colocou uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões. Seguiu-se uma visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos.

Presidente de Angola em Lisboa
Presidente de Angola, João Lourenço, visita oficialmente Portugal -©Aldrabiscas

Para comemorar este novo ciclo, o Presidente da República de Portugal condecorou João Lourenço com o Grande-Colar da Ordem do Infante, declarando “A visita de João Lourenço a Portugal encerra um intervalo longo demais nas visitas recíprocas dos dois chefes de Estado. E ao mesmo tempo, inicia um novo e promissor ciclo. A governação dos povos tem sempre presente a marca dos governantes. A personalidade e o programa presidencial de vossa excelência representam essa marca”, afirmou o chefe de Estado Português.

Sobre a relação que se deseja para os dois países, o Presidente da República afirmou que esta se trata de uma nova fase: “Ultrapassadas recriminações, suspeições, incompreensões – umas muito antigas outras mais recentes -, assumida Angola como manifesta e crescente relevância em todas as latitudes e longitudes, mais fácil é encontrar caminhos que se completem e estreitem com Portugal”.

Após o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente de Angola, tomou a  palavra, e no seu discurso, convidou Marcelo Rebelo de Sousa a visitar Angola já no próximo ano, referindo que  “Estamos a dar oportunidade de, durante a sua visita a Angola no próximo ano, em data que as diplomacias vão acordar, podermos também assinar instrumentos de cooperação que venham consolidar os nossos laços de amizade e cooperação económica”.

Já de tarde João Lourenço, foi recebido na Assembleia da República, pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, numa sessão solene que teve início com os hinos nacionais dos dois países e perante as altas figuras do Estado. O Presidente de Angola no seu discurso apelou à necessidade de moralização da sociedade angolana e reafirmou o seu empenho no combate à corrupção que classificou como “um cancro que corrói os alicerces da sociedade”.

Ferro Rodrigues, por sua vez, destacou os 17mil angolanos que estudam e trabalham em Portugal e que “enriquecem o nosso tecido social e cultural”, saudando por fim “a coragem e determinação” do Presidente João Lourenço “em afirmar em Angola um Estado democrático de direito”.

A visita continuou na Camara Municipal de Lisboa, onde Fernando Medina, presidente da edilidade, entregou a João Lourenço a chave da cidade de Lisboa.

O programa deste primeiro dia irá terminar com um jantar, oferecido pelo Presidente da República Portuguesa ao Presidente da República de Angola, no Palácio Nacional da Ajuda.

O programa, prevê ainda uma deslocação à cidade do Porto, onde João Lourenço será recebido pelas autoridades locais antes de discursar no Fórum Económico e Empresarial Portugal/Angola. Na Câmara Municipal do Porto, receberá das mãos de Rui Moreira as chaves da cidade, seguindo-se a cerimónia de assinatura de acordos e almoço com empresários portugueses e angolanos, obsequiado pelo Primeiro-Ministro ao Presidente Angolano, no Palácio da Bolsa.

No último dia (24), está programada uma visita à Base Naval de Lisboa e ao Arsenal do Alfeite.

Encerra esta primeira visita oficial do Presidente da República de Angola, João Lourenço, um almoço oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, na sua residência oficial.