61ª edição do EDP Grande Prémio de Natal foi apresentada

É já no próximo dia 9 de dezembro, que Lisboa vai ser palco da 61ª edição do EDP Grande Prémio de Natal.

61ª edição do EDP Grande Prémio de Natal
61ª edição do EDP Grande Prémio de Natal foi apresentado - Marcelino Almeida

Prova muito antiga, mas sempre renovada e acarinhada, esta competição projetada em 1946, é a principal mostra competitiva dos seus melhores clubes.

A edição deste ano contará com a presença de Hélder Santos, do Sporting, vencedor da prova de 2017, devidamente acompanhado pelos seus colegas de equipa, Hugo Correia, José Moreira e Paulo Pinheiro, entre outros. Está ainda assegurada a presença do recente consagrado campeão de Portugal de Maratona, José Sousa, do Casaense – Escola A. Coimbra, de Hermano Ferreira, vencedor da prova em 2012 e segundo em 2016, para alem de Eduardo Mbengani, os triatletas olímpicos, João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos, e outros nomes bem conhecidos do meio-fundo português, como Ricardo Ribas.

Destaque para as participações, embora simbólicas de Paulo Guerra, um especialista em corta-mato, medalha de bronze nos mundiais, e Rui Silva, medalhado olímpico e campeão mundial, vencedor de duas edições desta prova.

A liderar a prova feminina está Dulce Félix, vencedora em 2016, que terá pela frente várias atletas conceituadas, como Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) ou Ana Ferreira, do Sporting, vencedora em 2012. Nota ainda para a presença da atleta olímpica do triatlo, a benfiquista Melanie Santos.

Mas sendo este EDP Grande Prémio de Natal, também uma prova com projeção internacional, a competição contará com a presença de quatro atletas quenianos.  Dois atletas masculinos, Daniel Kipchirchir Komen, vice-campeão mundial de pista coberta de 1500 m (2006 e 2008) e Ladan Wanjiku, segundo na Meia Maratona de Toulouse, e duas atletas femininas, Mercyline Jeronoh, vencedora da meia maratona de Vannes 2018 e segunda na maratona de Toulouse 2018 e Naomi Vaati Ndolo, segunda nos 10 km de Brunssum 2018.

Como já vem sendo habitual e este ano não será exceção, a organização irá doar 1 euro por inscrição a uma instituição de caridade. Este ano, por decisão da EDP e do Maratona Clube de Portugal, a instituição escolhida para receber os donativos foi a Fundação Portuguesa de Cardiologia.