Lisboa irá ter a partir de hoje mais um meio de transporte. As Hives estão aí.

Foram apresentadas hoje as novas trotinetas elétricas da Mytaxi, denominadas “Hive” e que se vêm juntar às “Lime”, já a circularem por toda a cidade.

Trotinetas Hive
Lisboa irá ter a partir de hoje mais um meio de transporte - ©Aldrabiscas

Em outubro passado, a Mytaxi, empresa líder europeia em serviços digitais de reserva de táxis, anunciava o lançamento de um projeto piloto de trotinetas elétricas na Europa.

Posteriormente foi divulgado que Lisboa tinha sido a cidade escolhida para receber as HIVE, uma nova opção de mobilidade urbana na capital, para todos os que necessitam de fazer pequenos trajetos e principalmente para os turistas que querem conhecer a cidade.

As Hive, por agora estarão disponíveis, apenas em algumas zonas de Lisboa, num conceito de free-floatingou seja, poderão ser abandonadas, em qualquer lugar, sem a necessidade de encontrar uma dockstation Hive. No final do dia, as trotinetas “abandonadas” serão recolhidas pela empresa e recolocadas nos 60 hotspots disponíveis assinalados e designados pela Câmara Municipal de Lisboa.

Para poder utilizar a trotineta, bastará descarregar a ‘app’ fazendo o scan ao QR Code disponível no volante do aparelho. O valor a pagar para desbloquear a Hive, é de um euro, e a tarifa de 15 cêntimos por minuto.

De acordo com Eckart Diepenhorst, CEO da mytaxi, “As nossas trotinetas elétricas Hive podem ser uma mais-valia muito ecológica e sustentável ao mix de mobilidade. Mas além disso, são também muito divertidas de utilizar. Estivemos em conversações muito colaborativas e construtivas com a cidade e gostaríamos especialmente de agradecer ao Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, pela disponibilidade e pelo apoio”.

Salientou ainda  que “Para a mytaxi, as E-Scooters são um complemento perfeito para o nosso negócio do táxi já existente, uma vez que podem ser utilizadas ​​principalmente para passeios curtos de cerca de um a dois quilómetros. Neste tipo de viagens, as trotinetas conseguem ser tão ou até mais rápidas do que os carros, são muito simples de utilizar, o que as torna muito interessantes para os clientes que procuram um veículo para um passeio curto.”

Prometendo operar um sistema de transporte limpo, sustentável e divertido para a mobilidade urbana, o CEO da empresa, espera que no próximo ano toda a energia de operação da Hive seja 100% verde.

Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, salienta todo o esforço tecnológico para tornar a capital apetecível a novas soluções de mobilidade, em alternativa ao sistema de transportes públicos tradicionais. “Apenas sentados na mesa e aprender como se faz poderíamos chegar a um acordo. Apenas trabalhando juntos se conseguiria encontrar as melhores opções para o sistema”, referindo que para tal, foi necessário criar condições de segurança e respeito pelo espaço público, estando sempre abertos a melhorar o ecossistema para o futuro.

Tiago Ibrahim, o responsável do projeto Hive em Portugal, explicou com mais detalhe o funcionamento da aplicação, disponível para download nas versões iOS e Android. O utilizador, ao abrir a aplicação, irá visualizar no mapa as trotinetas disponíveis, podendo requisitar a que mais lhe interessar. Haverá sempre um período de “stand by” quando necessitar de parar, por exemplo para entrar numa loja. No final do trajeto, terá um registo discriminado do percurso e do valor a pagar.

Em termos de tecnologia, a trotineta funciona através de um acelerador e travão, referindo que por questões de segurança os utilizadores devem utilizar sempre capacete e circular pelas vias reservadas às bicicletas.

Esta primeira fase de implantação das Hives, arranca com cerca de 120 trotinetas espalhadas pela cidade, mas brevemente irão estar disponíveis 400.