Vila do Conde eleita a melhor freguesia do Grande Porto para se viver

Dentro dos concelhos do Grande Porto analisados – Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia – foram eleitas as melhores freguesias para se viver, de acordo com um estudo conduzido pelo Imovirtual, junto de mais de 2.850 indivíduos residentes em Portugal.

Vila do Conde
Vila do Conde eleita a melhor freguesia do Grande Porto para se viver - ®CMVC

 

Através de um questionário online quantitativo, os inquiridos avaliaram as freguesias onde residem através de 12 fatores: Segurança, Limpeza, Qualidade do ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida em geral, Acessos e Estacionamento. Vila do Conde foi eleita na melhor freguesia para se viver do Grande Porto, tendo recebido as melhores avaliações entre todas as freguesias, em ‘Limpeza’ (4,45), ‘Qualidade do Ar’ (4,39) e ‘Acessos’ e ‘Segurança’ (ambas com 4,26), numa escala de 1 a 5.

No top 10 das freguesias do Grande Porto melhor classificadas encontram-se respetivamente a de Vila do Conde (4,24), Cidade da Maia (4,16), Arcozelo (4,09), Matosinhos e Leça da Palmeira (4,08), São Félix da Marinha (4,05), Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (4,00), Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães (4,00), Mafamude e Vilar do Paraíso (3,92), São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (3,92) e Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai (3,91). No top 10 das pior classificadas encontram-se as freguesias de Pedroso e Seixezelo (3,68), Baguim do Monte (3,68), Oliveira do Douro (3,68), Bougado (São Martinho e Santiago) (3,65), Ermesinde (3,65), Fânzeres e São Pedro da Cova (3,63), Valongo (3,59), Campanhã (3,45), Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo (3,40) e Serzedo e Perosinho (3,33). Dentro das freguesias pior avaliadas para se viver, Vila Nova de Gaia e Valongo concentram a maioria.

Os três fatores avaliados que no geral foram melhor classificados foram a ‘Segurança’, ‘Acessos’ e ‘Estabelecimentos de Ensino’. Por outro lado, ‘Transportes Públicos, ‘Lojas e Restaurantes’ e ‘Espaços de Lazer’ foram os fatores que receberam piores classificações da avaliação global das freguesias analisadas.

Matosinhos e Leça da Palmeira foi considerada a melhor freguesia em ‘Espaços de Saúde’ (4,12) e São Mamede de Infesta e Senhora da Horaem ‘Estabelecimentos de Ensino’ (4,29). A freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, foi considerada a freguesia com o‘Custo de Vida’ mais elevado.

O estudo considerou as freguesias do Grande Porto que receberam no mínimo 20 respostas cada uma, contabilizando um total de 36 freguesias. Os dados foram recolhidos de Abril a Setembro deste ano.