Ministra da Cultura entrega prémios instituídos pela Estoril Sol

Decorreu ontem no Auditório do Casino do Estoril a entrega do Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural/2018 e os prémios literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, referentes a 2017.

prémios Estoril Sol
Ministra da Cultura entrega prémios instituídos pela Estoril Sol - Arlindo Homem

A cerimonia presidida pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca distinguiu com o prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural/2018, Vitor Aguiar e Silva, escritor e ensaísta e ex-vice-reitor da Universidade do Minho.

Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do júri,  salientou o “percurso incomum” de Aguiar e Silva “nos domínios da Teoria Literária, instrumento fundamental na formação de gerações, da Literatura Portuguesa e na fixação e estudo de parte relevante da obra camoniana, num brilhante exercício de intervenção pública, quer pelo seu magistério universitário, quer pelas altas missões no campo da política da Língua e da Educação”.

O Prémio Literário Fernando Namora, foi atribuído, por unanimidade, a Ana Cristina Silva, pelo romance “A Noite Não é Eterna”, uma composição narrativa que valoriza em particular a narrativa de um drama pungente, num quadro político sufocante e obsessivo.

O Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, atribuído igualmente por unanimidade, coube a Rui Lage pelo seu primeiro romance, “O Invisível”, que propõe uma abordagem ficcional do lado mais oculto de Fernando Pessoa, e foi recentemente editado pela Gradiva, no âmbito desta distinção.

A cerimónia da entrega dos Prémios Literários, instituídos pela Estoril Sol, contou com a presença de numerosas personalidades ligadas às Letras e às Artes para além dos membros do Júri.