Photo Ark na Cordoaria Nacional

Foi inaugurada ontem (28), na Cordoaria Nacional, em Lisboa, a Photo Ark, uma das mais emblemáticas exposições da National Geographic.

Photo Ark, National Geographic
A Cordoaria Nacional, em Lisboa, recebe a Photo Ark - ®DR

Após o sucesso da exposição no Porto, que contou com mais de 60 mil visitantes, a exposição “Photo Ark” chega agora a Lisboa, com o dobro das fotografias -o número sobe agora para mais de 100 – metade das quais  inéditas .

O projeto “Photo Ark”, tem como objetivo fotografar mais de 12 mil espécies em cativeiro. Até agora fazem já parte desta ‘arca gigantesca’, cerca de 8400 espécies, das quais 12, fotografadas em Portugal.

Foi há já 13 anos, que Joel Sartore, reconhecido fotógrafo da National Geographic, assumiu, como missão de vida, esta tarefa de proporções fantásticas, que pretende fotografaras 12 mil espécies animais que vivem em cativeiro.  Este projeto inovador pretende criar um arquivo original,  da biodiversidade global, de forma a sensibilizar o público da necessidade de  dedicar-se à conservação e preservação das criaturas mais vulneráveis no planeta.

Através da sua camara, Joel Sartoro, mostra-nos estas espécies de uma forma diferente, fazendo sobressair as suas características únicas e encantadoras. Algumas das fotografias são individuais, enquanto que outras retratam a interação de animais mais velhos com as suas crias. Um dos retratos que se pode admirar na exposição é a da espécie 8.000, encontrada no Douro. Trata-se da toupeira-de-água, um pequeno mamífero que vive em cursos de água e que se encontra em vias de extinção.

Esta fotografia, assim como as do lobo ibérico, da girafa angolana, da lebre ibérica ou do caimão, estarão em destaque numa zona da exposição dedicada a Portugal.

Nos 500m2 da exposição, para além das fotografias, os visitantes podem ainda assistir a três documentários sobre o projeto, participar numa atividade interativa para descobrir qual é a sua personalidade ‘Photo Ark’, tirar selfies junto de uma das mais curiosas fotos da exposição e habilitarem-se a prémios National Geographic.

A “Photo Ark” Lisboa estará patente na Cordoaria Nacional até 05 de maio de 2019.