“Impossível ao Vivo”: A nova digressão mundial de Luís de Matos estreia hoje em Lisboa

“Impossível ao Vivo” em estreia absoluta, antecedendo a digressão mundial em 2019, depois de 5 anos com Chaos e The Illusionists 2.0, sobe hoje ao palco para uma série de 21 espetáculos.

Luis de Matos
“Impossível ao Vivo” em estreia absoluta -©Aldrabiscas

Apenas um espetáculo de ilusionismo? Não nos parece que o seja quer pela apresentação à imprensa, ontem efetuada, quer pelo empenho e entusiasmo evidenciado por Luís de Matos ao garantir que “é um projeto altamente inovador, seguramente pioneiro em Portugal”.

Sendo “Impossível” é também importante que seja “Ao Vivo” uma vez que, segundo Luís de Matos, “o que as pessoas vão poder ter é um contacto com formas tão diversas de abordar, esta arte, esta expressão artística, …. ou seja, são estilos completamente diferentes desde o Yu Hojin, Aaron Crow, ou os Tá na Manga. São formas completamente diferentes, todas elas estimulam a capacidade de sonhar, todas elas criam o impossível, todas elas são ilusões muito bem criadas, mas todas diferentes. É como estarmos a comparar ‘fado’ com ‘heavy metal’ ou com o que quer que seja. Eu reuni tudo num espetáculo e que fizesse sentido.”

Não menos entusiasmado, Gonçalo Jorge (Tá na Manga) salienta que “é um espetáculo verdadeiramente impossível! Vamos ver uma série de coisas que não se veem todos os dias, coisas que fazem parte do nosso imaginário, mas quevão acontecer realmente, vão estar ali no palco, diante dos nossos olhos …. a poucos metros de distância”, acrescentando, Pedro Teixeira (o outro elemento dos Tá na Manga) que “não é todos os dias que há esta mistura de talento, tanto nacional como internacional, em que temos vários tipos de magia e todos eles de bastante qualidade, todos no mesmo palco, na mesma noite.”

Com tanto talento e diversidade em palco há, contudo, um segredo bem guardado e que Luís de Matos apenas aceitou levantar a ‘ponta do véu’ “também nos vamos reunir em momentos ensemble e momentos em que conjuntamente vamos criar a mesma ilusão. Ora conscientes que estamos agora dos estilos tão diferentes é uma cozedura diferente de fazer, mas que nos está a dar imenso gosto.”

Em jeito de convite, o mais galardoado mágico português termina dizendo “Se há alguma credibilidade que eu possa ter ganho ao longo da minha vida junto do público, então este é o momento em que eu faço uso dessa carta e digo, por favor acreditem em mim. Vale a pena vir ver o “Impossível ao Vivo.”

 

O “Impossível ao Vivo” estará no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, de 12 de dezembro a 1 de janeiro.