Autor do mais pequeno Pai Natal do Mundo visita Águeda e deixa mensagem de amor

A micro-escultura já foi vista por mais de seis mil pessoas

Águeda
Natal de Águeda

O Natal de Águeda já encheu o coração de milhares de visitantes. Mais de seis mil pessoas já colocaram os olhos no microscópio que devolve a imagem do mais pequeno Pai Natal do mundo. E nem o ator brasileiro, António Fagundes, resistiu a olhar esta curiosidade. Para nos falar dela, ninguém melhor do que o artista que a criou, o britânico Willard Wigan, esteve três dias em Águeda e dedicou uma mensagem de Amor a todos os portugueses. E é com todo esse espírito que o Natal aguedense continua até ao dia 6 de Janeiro de 2019.

Após três fins-de-semana e vários dias de plena celebração natalícia, a Câmara Municipal de Águeda não podia estar mais satisfeita com o entusiasmo dos milhares de visitantes que já passearam pela cidade e se envolveram nas atividades e atrações distribuídas entre as ruas e os edifícios públicos.

Aguedenses, vizinhos de terras circundantes, portugueses turistas e turistas estrangeiros, todos vieram sentir a atmosfera mágica da cidade e comprovar a perfeição do mais pequeno Pai Natal do mundo. Além das inúmeras visitas diárias que esta micro–escultura tem recebido no Posto de Turismo de Águeda, quem também espreitou a sua dimensão fantástica foi o ator brasileiro, António Fagundes, e os seus colegas da peça “Baixa Terapia”, que esteve quatro dias em cena, no Centro de Artes de Águeda, até 9 de Dezembro.

Wigan, reconhecido mundialmente pelas mais pequenas esculturas manuais da história, também visitou Águeda, a convite do município, e passeou pelas suas ruas encantadas, entre os dias 4 e 6 de Dezembro. A passagem deste artista, de 61 anos, pela cidade serviu para materializar a mensagem do seu micro Pai Natal junto do público português: “Amor é a palavra mais importante do mundo”, afirma, este Natal e todos os dias, acrescentamos nós.

O sucesso do Natal de Águeda também se deve à dinâmica interativa das diversas animações que alegram as ruas aguedenses. Stop and Post convida crianças e adultos a escreverem ao Pai Natal, uma homenagem à palavra escrita presente em quatro pontos diferentes da cidade. A mensagem de paz deste Natal assume também a forma de um anjo dourado, o projeto Golden Angel, que acontece no topo da Biblioteca Municipal. E porque não há celebração sem música, a Banda Rumtatá contagiou os visitantes com a euforia da sua música e números de malabarismo.

No passado fim-de-semana, a programação cultural continuou a animar o Natal aguedense, com o mercadinho, espetáculos na Biblioteca Municipal, o “Coral EuroCastilho”, a dupla “Pautino e Pautinela”, e claro, o maior e menor Pai Natal do Mundo. A programação de Natal encerra no Sábado, dia 22 de Dezembro, com o grupo coral “Cantate lubilo”.

Mas nem tudo acaba três dias antes do Natal. Até ao dia 6 de Janeiro, será ainda possível viver a atmosfera natalícia de Águeda, passeando pelas diversas ruas ornamentadas, pelo bosque encantado de árvores luminosas que circundam o Pai Natal gigante, assim como olhar o mais pequeno Pai Natal do mundo através do microscópio, no Posto de Turismo de Águeda.

Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia, e responsável pelo pelouro do turismo, referiu: “A cidade de Águeda continua a atrair milhares de visitantes. Depois de sermos reconhecidos por todos como um município criativo e dinâmico, este ano damos um passo muito importante na afirmação de Águeda também como cidade Natal e a forma como este evento tem decorrido deixa-nos por isso bastante confiantes no seu sucesso futuro.”

 

 

 

Fonte: CMA