Concelho de Santiago do Cacém com turismo em crescimento

O Município de Santiago do Cacém registou um crescimento notável ao nível do turismo no ano de 2017, com um aumento significativo no número de dormidas e dos benefícios económicos que as empresas obtiveram, relativamente aos alojamentos, os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Santiago do Cacém
Concelho de Santiago do Cacém com turismo em crescimento - ®DR

 

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinha que“assistimos a um crescimento brutal, e se compararmos os últimos três anos praticamente duplicaram o número de dormidas, passamos das 51 mil para mais de 100 mil. Ao nível de proveitos diretos na hotelaria, nos últimos quatro anos,assistimos a um crescimento de quase 130%, passamos de 2,5 para 5,3 milhões de euros. Estes dados ilustram claramente o crescimento que temos tido ao nível do turismo, que por sua vez tem reflexos claros ao nível da restauração e das empresas de animação turística”.

Este aumento da procura, por parte dos turistas quer nacionais, quer estrangeiros, reflete segundo o autarca “a estratégia que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver nos últimos anos. Por um lado a revisão do Plano Diretor Municipal possibilitou um considerável conjunto de investimentos nos últimos anos, nomeadamente, de turismo em espaço rural. Por outro lado destaco a promoção que temos vindo a fazer no Município com a realização de um conjunto de iniciativas, a nossa presença na BTL e a integração em embaixadas que têm promovido o território noutros países. A Rota Vicentina é outra das apostas que, na época baixa, atrai visitantes do Norte e Centro da Europa.”

A requalificação urbana é uma área de atuação em que a Câmara Municipal está amplamente envolvida com intervenções já realizadas, em curso ou planeadas e que segundo Álvaro Beijinha, contribui para estes resultados, embora não se relacione diretamente com o turismo “quem nos visita gosta de encontrar um espaço bem qualificado”.

A par do empenho da Autarquia, “a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem tido um papel muito importante na promoção de todo o território alentejano, o que tem como consequência este crescimento do número de visitantes”, acrescentou Álvaro Beijinha.

O Concelho de Santiago do Cacém continua a distinguir-se com um aumento de dormidas que ultrapassou a barreira das 100 mil por ano, já em 2016 o resultado tinha sido muito positivo chegando às 76 mil, o que significa um aumento de 30%.

Em termos relativos, a variação no número de dormidas, no conjunto dos dois últimos anos (2015-2017), destaca-se, quando comparada com qualquer outra unidade territorial do Alentejo, apresentando a maior taxa de crescimento de dormidas, 55,7%.

Relativamente a proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros, ou seja as despesas de alojamento, de refeições e de outros serviços turísticos, variável esta que pode dar uma indicação da evolução do impacto da dinâmica turística na economia local, o Concelho de Santiago do Cacém ultrapassou, em 2017, a barreira dos 5 milhões de euros o que representa um crescimento de 46%.

Do ponto de vista qualitativo, no Município de Santiago do Cacém o peso das dormidas em unidades de Turismo Rural e de Alojamento Local no total das dormidas atinge os 50%. Este valor é substancialmente superior ao valor médio do Alentejo Litoral de 32%.

Santiago do Cacém destaca-se como um dos municípios que mais cresceu no contexto regional, encontra-se em quinto lugar entre os 58 municípios que fazem parte da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, de sublinhar que este crescimento é superior ao de Beja, Portalegre e Santarém.

 

 

Fonte: CMSC