A São Silvestre mais antiga de Portugal continental foi hoje apresentada

A São Silvestre da Amadora é a única que se continua a realizar na noite do último dia do ano, como manda a tradição

São Silvestre Amadora
São Silvestre [Amadora] a mais antiga de Portugal continental - ©Aldrabiscas

É na Amadora que se corre a São Silvestre, uma das mais conceituadas corridas do nosso país, apresentada hoje de manhã, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, do presidente do Desportivo Operário Rangel, Nuno Vedor, do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Prof. Jorge Vieira e do diretor-geral da HMS Sports, Hugo Sousa, para além dos padrinhos do evento Rosa Mota e Carlos Lopes.

Na sua já extensa lista de vencedores, constam nomes como Carlos Lopes e Rosa Mota, que aceitaram de imediato o convite, para apadrinhar o evento, recordando os momentos únicos que viveram aquando das suas participações.

De salientar que Carlos Lopes foi o vencedor da primeira edição da prova em 1975, conquista que renovou em 1983 e em 1986.

Outros nomes se juntaram repetidamente à lista de vencedores, tais como António Leitão, Aurora Cunha, Domingos Castro, Fernanda Ribeiro, Rui Silva e Rita Borralho, vencedora feminina na primeira São Silvestre da Amadora.

Este ano, a organização procedeu à alteração da hora de partida da elite feminina, para as 17h45, com a partida geral marcada para as 18h00. A Corrida das Crianças está agendada para as 16h30, enquanto o desfile de carros clássicos e motociclos se realiza pelas 17h05.

O benfiquista Rui Pinto, que já vai em três triunfos e o sportinguista Andrelino Furtado, vencedor do Grande Prémio de Natal vão ser alguns dos protagonistas da 44.ª edição da São Silvestre da Amadora.

No setor feminino, é de destacar a participação de Ana Ferreira e Susana Francisco, ambas do Sporting, de Carla Martinho, do Recreio de Águeda, e Ercília Machado.

A Câmara Municipal da Amadora e o Desportivo Operário Rangel, organizadores desta emblemática prova, esperam como habitualmente uma forte adesão popular, nas ruas da Amadora,  para incentivarem e aplaudirem os participantes.