Metro Accelerator ajuda o desenvolvimento de 10 Start-Ups de 8 países

Os participantes da nova edição do METRO Accelerator for Hospitality, powered pela Techstars, já chegaram a Berlim. Um júri de mais de 20 membros, compreendendo investidores, executivos da METRO e outros parceiros selecionaram 10 start-ups tecnológicas da Alemanha, França, Reino Unido, Índia, Israel, Itália, Croácia e Coreia do Sul.

Makro
METRO forma parceria com Target para um Retail Accelerator único que terá lugar em dois continentes

 

Nos próximos 3 meses terão oportunidade de desenvolver os seus modelos de negócio com um extenso apoio da empresa grossista e especialista em alimentação METRO, da qual a Makro Portugal faz parte. Durante este período, serão preparados por especialistas selecionados de um grupo de cerca de 200 mentores, recebendo financiamento de até 120.000€ cada, bem como apoio da METRO em infraestruturas, network e know-how. O destaque do programa: em meados de fevereiro de 2019 as equipas das start-ups vão apresentar as suas soluções a potenciais investidores em Berlim.

“A troca direta com start-ups inovadoras permite-nos alterar perspetivas, que esperamos que venham a conceder novos ímpetos ao setor hoteleiro. Em troca, oferecemos a estas equipas acesso potencial aos nossos cerca de 21 milhões de clientes e a uma extensa rede de contactos no setor hoteleiro que dificilmente as start-ups encontram em qualquer outro local,” explica Sylvia Dudek, Programme Director da Metro Accelerator. “Este ano recebemos mais de 400 candidaturas de topo de todo o mundo. Este marco motiva-nos a continuarmos a trabalhar em conjunto com start-ups de forma a fornecer as inovações hoteleiras do futuro.”

Dez start-ups de 8 países foram selecionadas para marcar presença no 4º programa do Metro Accelerator for Hospitality:

  • Barratio, Paris (França) – completa tarefas diárias de back-office como gestão de inventário ou cálculos de custos em 5 minutos por dia, baseando-se numa única solução de software. www.barratio.fr
  • EasyWay, Tel Aviv (Israel) – um assistente virtual para turistas que está integrado nos canais de comunicação dos hotéis, sendo apoiado por inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente. www.easyway.ai
  • Fresco, Milão (Itália) – A Fresco altera a forma como os restaurantes oferecem azeite. A aplicação da Fresco é a primeira aplicação de cozinha a produzir azeite fresco, espremido presencialmente, apenas com um clique. www.oliofresco.it
  • Gofer, Paris (França) – Gofer é uma aplicação móvel, que simplifica a contratação de empregados a curto-prazo, ao fazer corresponder o staff desejado a determinado estabelecimento hoteleiro. www.gofer.fr
  • HeyMojo, Nova Deli (Índia) – a HeyMojo constrói bots de voz e chat personalizados para automação de campanhas de marketing e ferramentas do website para reservas diretas, encomendas e gestão da experiência do cliente. Resultado: Aumento de encomendas diretas e de relacionamento com o cliente. www.heymojo.com
  • Hotelhero, Berlim (Alemanha) – Hotelhero é a única plataforma de pesquisa tecnológica hoteleira preparada para ajudar hoteleiros independentes a selecionar as soluções de TI que melhor se aplicam às especificidades do hotel e necessidades do negócio. www.hotelhero.tech
  • Roborus, Seul (Coreia do Sul) – Um quiosque que reúne dados dos clientes e que melhora a experiência do consumidor, baseado numa máquina com sistema de aprendizagem que concede aos clientes uma recomendação personalizada. www.roborus.co.kr
  • Sentiment Search, Londres (Reino Unido) – utilizando algoritmos inteligentes a Sentiment Search apresenta uma solução que agrega e analisa revisões para restaurantes e hotéis em qualquer cidade, proporcionando uma imagem compreensiva da opinião do cliente e, assim, identifica tendências e insights detalhados de concorrentes. www.sentimentsearch.com
  • Trakbar, Zagreb (Croácia) – business inteligence prática apoiada por inteligência artificial que proporciona um prognóstico de vendas preciso, análises em tempo real e sugestões inteligentes de encomendas para pequenas e médias empresas na indústria hoteleira. www.trakbar.com
  • Waffle, Londres (Reino Unido) Waffle é um chatbot que origina procura a restaurantes em tempo real. www.joinwaffle.com

Em meados de fevereiro de 2019 e após 3 meses de trabalho intenso, as equipas irão apresentar os seus modelos de negócio a investidores, mentores, potenciais clientes e outros especialistas da indústria no Demo Day em Berlim.

METRO a construir “pontes”: acesso a network de negócio

Com o Accelerator Programme em Berlim, a METRO promove inovações que oferecem valor acrescentado significativo para o setor hoteleiro independente. O acelerador apoia principalmente start-ups tecnológicas que trazem um potencial especial e facilitam a transformação digital na indústria do setor. Além do forte apoio da METRO, as start-ups têm acesso à rede internacional da empresa e aos seus clientes. Por outro lado, após completarem o programa, as equipas das start-ups também têm possibilidade de testar as suas soluções com cerca de 500 donos de restaurantes em 5 mercados europeus no âmbito do Programa Piloto METROpolitan.