A Nissan e.dams começa o campeonato de Fórmula E conquistando os seus primeiros pontos

A Nissan e.dams iniciou a sua presença no campeonato de Fórmula E ABB FIA conquistando um auspicioso número de pontos como primeira marca japonesa envolvida na série.

Fórmula E ABB FIA
A Nissan e.dams iniciou a sua presença no campeonato de Fórmula E ABB FIA - ®DR

A Nissan é o mais recente construtor a juntar-se ao campeonato, com os seus pilotos, o suíço Sebastien Buemi e o britânico Oliver Rowland, a terminarem em sexto e sétimo lugar respetivamente, na etapa de abertura, o Ad Diriyah ePrix.

O campeonato de Fórmula E demonstra a mobilidade elétrica nos centros das principais cidades de todo o mundo e a Nissan está a utilizar a série para demonstrar a vertente de performance da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca sobre a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

Após dois anos a preparar a sua estreia na Fórmula E, o líder de vendas global de veículos elétricos teve de esperar mais algum tempo para entrar na pista, dado que uma chuva forte obrigou ao cancelamento da sessão de treinos.

Os atrasos ao programa resultaram num formato de qualificação remodelado, com os 22 automóveis divididos em dois grupos de 11 em vez dos tradicionais quatro grupos de automóveis e uma sessão em separado de “super pole”.

Os destaques de fim de semana para a Nissan, incluíram a qualificação de Buemi como o terceiro mais rápido na prova, chegando mesmo a rodar no segundo lugar no início da prova. Rowland ganhou sete posições após qualificar-se em 14º da grelha de partida e a Nissan e.dams terminou o seu fim de semana de estreia com o quarto lugar em pontos.

«Após mais de dois anos de planeamento e desenvolvimento do nosso programa de Fórmula E, todos na Nissan estão muito orgulhosos com um resultado tão forte na nossa primeira prova», disse Michael Carcamo, Diretor Global da Nissan Motorsports.

«Sexto e sétimo mostra um forte desempenho para uma equipa que se está a estrear e além disso já percebemos onde temos de melhorar. Vamos trabalhar arduamente para avançar na direção certa na próxima ronda em Marraquexe», continuou Michael. «Acreditávamos que a Fórmula E iria ser uma excelente plataforma para demonstrar a Mobilidade Inteligente da Nissan e essa crença foi cimentada após a nossa primeira prova. Esta ronda foi um enorme sucesso para a série e estamos ainda mais entusiasmados para os desafios que se seguem».

A etapa de Riade não foi só uma estreia para a Nissan, foi também o início da era “Gen2” do campeonato de Fórmula E, com novos automóveis, novos chassis, nova aerodinâmica e novas baterias e grupo motopropulsor. Os Formula E são agora mais potentes e têm maior autonomia, eliminando a necessidade de troca de automóvel como era feito anteriormente na série.

A prova também estreou o seu novo formato “Modo de Ataque”, no qual os pilotos têm mais 25kW de potência durante um breve período, ao conduzirem ao longo de uma parte da pista que aciona o sistema.

«Ficámos muito satisfeitos com esta prova. Estamos a começar a quinta temporada com muitos parâmetros novos, com um novo automóvel e um novo grupo motopropulsor que desenvolvemos com a Nissan. É bom que ambos os automóveis já tenham pontos conquistados», disse Jean-Paul Driot, Chefe da equipa Nissan e.dams.

«Durante a qualificação, o Sebastien teve um bom desempenho com o P3 e o Oliver demonstrou, durante os treinos, que muito em breve vai estar pronto para disputar as principais posições de qualificação. Durante os próximos testes vamos começar a desenvolver melhorias para tornar o automóvel mais competitivo nas provas futuras».

A equipa da Nissan e.dams e a série de Fórmula E vão agora partir para Marraquexe, para a segunda ronda do campeonato, a 12 de janeiro.