Dakar 2019: A Motul aventura-se totalmente no Dakar 2019 como patrocinador principal

A Motul é patrocinador principal do Rali Dakar 2019 que se realizará de 6 a 17 de janeiro de 2019 no Peru.

Dakar 2019
Dakar 2019: A Motul é patrocinador principal - ®DR

 

A empresa líder na formulação, produção e distribuição de lubrificantes de alta tecnologia para o setor automóvel e industrial que há mais de 30 anos colabora no Dakar desta feita, assume compromisso com a 41.ª edição deste rali através dos seus produtos off-road, apoiando os Original by Motul e prestando um serviço de análise do óleo do motor e assistência por especialistas técnicos no terreno.

Em colaboração com algumas das equipas de fábrica de maior sucesso mundial, como a HRC, Polaris e Toyota Auto Body, a empresa francesa oferece aos seus parceiros os lubrificantes e refrigerantes adaptados das gamas Motorsport (Auto) e Powersport (Motos e ATV), em particular da gama 300V (lubrificantes de competição) para obter um elevado desempenho e a proteção máxima.

Segundo Ferran Carreras, General Manager da Motul Ibérica, “A Motul, que participa nas principais competições do motor, voltará a pôr à prova os seus próprios limites na maior aventura em rali por um percurso de 5000 km, dos quais 70 % são sobre areia e dunas.  Uma prova onde não há margem para os erros mecânicos e onde a empresa não se deixa intimidar pelas condições extremas do terreno, do clima e do desgaste. Pelo contrário, a Motul converte o Dakar no melhor laboratório vivo para demonstrar a fiabilidade técnica dos seus produtos”.

 

‘Original by Motul’, os gladiadores do Dakar

Original by Motul, anteriormente denominada “Malle Moto” é a categoria dos autênticos gladiadores do Dakar que vivem o rali no seu estado mais puro e como se fazia no formato original: sem receber absolutamente nenhuma ajuda e encarregando-se eles próprios da manutenção mecânica e da reparação.

Estes pilotos representam as raízes do Dakar e partilham os valores da Motul de engenho, autenticidade, paixão e fraternidade, personificando o espírito de aventura, coragem e superação. Por esse motivo, a empresa empenha-se completamente no seu apoio, proporcionando reconhecimento nesta incrível façanha e as comodidades básicas para aumentar as possibilidades de brilhar.

E como grande novidade, uma mulher espanhola, Sara Garcia, enfrentará pela primeira vez o grande desafio de participar em Original by Motul, sendo também uma das duas mulheres que participarão pela primeira vez nesta categoria em toda a história do Dakar. Sara, juntamente com o seu colega Javi Vega, os irmãos Julián e Julio Merino e Javier Álvarez, formam o grupo de gladiadores provenientes de Espanha. Juntam-se a esta categoria de aventureiros os pilotos portugueses Miguel Nuno Simões e Hugo Lopes que partirão de Portugal para o Dakar.

Nesta edição os pilotos Original by Motul receberão um pack de boas-vindas (tenda para dormir, toldo para proteger a moto, tapete ambiental, bolsa de transporte e mochila, entre outros), produtos Motul especialmente indicados para a competição e Wi-Fi gratuito nos bivaques.

 

‘Motul Racing Lab’, o laboratório de prognóstico do Dakar

Como patrocinador principal do Dakar, a Motul quer abrir caminho e disponibiliza a todos os participantes no rali, em qualquer categoria, um serviço gratuito de análise de óleo de motor, mediante o Motul Racing Lab. Trata-se de um camião convertido num laboratório de prognóstico com a vanguarda da tecnologia, que permite a identificar elementos metálicos presentes no lubrificante para detetar um desgaste prematuro. Este serviço de tecnologia de ponta é acompanhado pela equipa de especialistas técnicos da Motul, que trabalha em eventos prestigiados e exigentes como o MotoGP™, as 24 Horas de Le Mans ou o TT Isla de Man, que vão estar à disposição dos participantes para analisar os resultados e fazer recomendações.

A Motul presta assim um serviço inestimável às equipas e participantes para garantir que o motor oferece um rendimento máximo, se forem usados ou não óleos da empresa, e que permite organizar o programa de manutenção (substituição de peças, mudança de óleo, etc.) numa competição que exige o máximo desde o primeiro quilómetro.

 

‘Epic Story by Motul’, behind the scene do rali

Para a Motul, o Dakar não apenas é competir, também são histórias de superação, de apoio no terreno, a solidariedade com os colegas e o altruísmo, valores que a empresa partilha com este rali e os seus participantes. Deste modo, para destacar o rosto mais humano do Dakar, pôs em marcha a iniciativa Epic Story by Motul que descreverá as historias épicas dos pilotos com vídeos partilhados nas redes sociais da Motul e do Dakar, bem como nas respetivas páginas Web www.motul.com e www.dakar.com.