“Mito de São Vicente” tem exposição dedicada pelo Museu de Lisboa

O Mito em Lisboa transformará o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta numa cidade com oito ermidas. Peças do Museu misturam-se com obras artísticas contemporâneas e exploram-se as várias dimensões da vida e lenda do padroeiro histórico de Lisboa.

Mito de São Vicente
Mito de São Vicente tem exposição dedicada pelo Museu de Lisboa - ®DR

 

Dedicada à atualidade do mito de S. Vicente, a exposição – co-produzida pelo Museu de Lisboa e a Travessa Ermida – tem como curador Mário Caeiro e trabalho arquitetónico do ateliê [CLAN].

Nela percorrem-se várias dimensões e linhas de investigação do mito vicentino através de diversos objetos e linguagens artísticas, obras de escultura, performance, instalação, pintura, vídeo, desenho, ilustração, texto, entre outros.

Referências dos séculos XV, XVI e XVII dialogam com obras e intervenções artísticas contemporâneas, apresentadas ao longo dos últimos oito anos no projeto homónimo da Travessa da Ermida, ou criadas para esta exposição, de artistas tão distintos como Xana, João Ribeiro, Miguel Januário, André Banha, Dominik Lejman, Simeon Nelson, Jana Matejkova, Régis Perray, Alessandro Lupi, Marta Soares, Isabel Baraona, entre outros.

O Museu de Lisboa promove iniciativas paralelas à exposição, como visitas orientadas, um percurso performativo, conversas com especialistas em vários campos e, no dia 16 de março, o lançamento do livro ilustrado Vicente. Símbolo de Lisboa. Mito Contemporâneo, composto por ensaios de autores como José Tolentino Mendonça, José Eduardo Franco, José Sarmento de Matos, Pedro Picoito; e prefácio de Peter Hanenberg e posfácio de António de Castro Caeiro.

“São muitas as peripécias do martírio e extensa a lista dos milagres que se associam a S. Vicente (…) os vários autores deste Projeto viram cada um o seu vicente”

Mário Caeiro (curador) e Paulo Almeida Fernandes (coordenador do Museu de Lisboa-Palácio Pimenta)

De 2 de fevereiro a 28 de abril, a exposição “Vicente” irá estar patente no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta: Campo Grande, 245, Lisboa, de terça a domingo, das 10h às 18h

 

 

 

 

 

PROGRAMA FEV/MAR

7 Fevereiro, 18h

Conversa Relíquias. Do Corpo (do Fragmento) e da Totalidade

José Eduardo Franco, Philip Cabau, Paulo Borges e Joana Balsa Pinho

Moderação: Ana Ferrão e Madalena Folgado

 

9 Fevereiro, 15h

Visita guiada pelo comissário

 

14 de Março, 18h

Conversa Narrativa(s). Do lendário e sua tradição entre culturas

Por Paulo Almeida Fernandes, Nelson Guerreiro, Pedro Picoito e Luísa Paolinelli

Moderação: Mário Caeiro e Pedro Teixeira da Mota

 

16 de Março, 16h

Lançamento do livro Vicente. Símbolo de Lisboa. Mito Contemporâneo

Apresentação: António de Castro Caeiro e Idalina Conde

Passeio Performativo: Nelson Guerreiro