Candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 6 de fevereiro, a celebração de um Acordo de Cooperação com a Universidade de Aveiro, no âmbito da Candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, "Palmela Cidade da Música".

Palmela
Candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO - ®DR

 

Para a fundamentação desta candidatura é importante a realização de um estudo dirigido à prática musical, que define o espaço relacional, em contexto associativo e público, no concelho. O estudo deverá desenvolver-se a partir de dois objetivos centrais: levantar, reunir e tornar acessível a documentação histórica da prática musical e observar, documentar e estudar os protagonistas, contextos e práticas musicais atuais.

Assim, a investigação científica associada à prática dinamizada pela Universidade de Aveiro/ Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) são de grande relevância para o trabalho que se está a desenvolver em Palmela, no âmbito da Candidatura.

Para a concretização deste trabalho é fundamental a colaboração com agentes e instituições locais, como os arquivos e bibliotecas municipais e os detentores de coleções particulares que conservam documentação primária e secundária sobre esta temática e a abertura de uma bolsa de investigação (com pesquisa bibliográfica e arquivística e realização de entrevistas, no âmbito do trabalho de campo). A investigação cientifica deste projeto – que contemplará um estudo com a inventariação e investigação da música no concelho – é coordenada pelas investigadoras do INET-md, Prof. Doutora Maria do Rosário Pestana e Prof. Doutora Helena Marinho, com consultoria da Prof. Doutora Susana Sardo.