Carnaval Popular de Barcelos e Feira do Fumeiro entre 1 e 5 de março

Falta menos de um mês para a festa de Carnaval 2019. De 1 a 5 de março, o Município tem preparado um programa dedicado ao entrudo do norte do país. Por um lado, relembram-se outros tempos e as tradições típicas da época nos lugares minhotos e, por outro lado, traz-se o melhor da sátira popular às ruas da cidade.

Barcelos
CARNAVAL POPULAR DE BARCELOS E FEIRA DO FUMEIRO - ®DR

 

Mais de 40 associações, três dezenas de carros alegóricos e milhares de figurantes vestidos a preceito vão encher de cor, alegria e boa disposição as ruas da cidade de Barcelos, naquele que é considerado o maior Carnaval popular do país.

Paralelamente, o centro histórico da cidade vai acolher várias atividades, incluindo a Feira do Fumeiro que se vem tornando habitual ao longo dos últimos anos, entre o dia 2 e 5 de março.

Quanto ao programa de Carnaval, começa no dia 1, às 10h30, com os mais novos a apresentarem o Desfile das Escolas e, no dia 3, às 15h00, o centro histórico recebe o desfile de cabeçudos e gigantones. Terá o seguinte percurso: Largo do Município (concentração), Rua Duques de Bragança, Largo D. António Barroso, Rua Infante D. Henrique, Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova, Avenida da Liberdade, Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova. Às 16h00, realiza-se a Arruada do Entrudo, no centro histórico e, às 17h00, o concerto de música de Carnaval do mundo pelo grupo Trovas e Cantigas, na Avenida da Liberdade.

Já a festa para os adultos acontece na noite do dia 4, com a realização do Concurso de Máscaras e do Baile de Carnaval, com o espetáculo da Banda Sons do Minho, na Avenida da Liberdade,a partir das 21h30.

O ponto alto das comemorações é no dia 5. A tarde inicia com animação de rua, às 14h00, e prossegue com o tradicional Cortejo de Carnaval Popular, promovido pelo Município e com a participação de associações do concelho, que atravessa a Avenida da Liberdade, a partir das 15h, e culmina com um espetáculo musical pela Banda Nortucha.

Fonte: CMB