Turismo de Malta divulga propostas culturais para 2019

O Turismo de Malta apresenta a agenda cultural para este ano, um conjunto de atividades que prometem chegar aos mais diversos públicos e contribuir para o aumento de visitantes que se tem registado nestes últimos anos.

Malta
Malta, o segredo mais bem guardado do Mediterrâneo

 

Este programa único inclui a divulgação do património histórico e arquitetónico de Malta que integra monumentos que pertencem ao Património da Humanidade da UNESCO, como o Forte de São Ângelo, o Forte de São Telmo, o Hipogeu, o Museu Nacional de Arqueologia, as Catacumbas de São Pedro e os templos de Ggantija que foram recentemente reconhecidos com o Selo Quality Assure. Este selo é concedido pela Autoridade do Turismo de Malta a monumentos, restaurantes e empresas que proporcionam experiências com um elevado grau de qualidade e profissionalismo.

Em termos de agenda de eventos, Malta prepara-se para um ano com variados festivais e animações culturais. Já este mês, destaque para o Carnaval, entre 28 de fevereiro a 5 de março, uma celebração com séculos de tradição que é composta por desfiles com grandes carros alegóricos, orquestras e figuras gigantes que ocupam as ruas de Valletta durante cinco dias. A par desta cidade, Nadur e a ilha de Gozo são igualmente destinos muito procurados para a comemoração desta tradição maltesa.

E mencionar tradição é destacar o Festival Internacional de Fogos de Artifício, que se realiza no final de abril e a Festa Medieval de Medina, nos dias 5 e 6 de maio, onde as ruas desta cidade ficam repletas de réplicas de galerias, tabernas e ferreiros, que exibem aos visitantes a forma como os locais viviam nesse período.

O verão em Malta é sinónimo de música e arte. Em junho, será celebrada a Malta Music Week, na denominada Ilha da MTV, que conta com a participação de artistas de renome internacionais. Também no final do mês será realizado o Festival Internacional de Arte, com um vasto programa de peças de teatro, dança, música e exposições de pintura. Em meados de julho, está agendado o Festival de Jazz and Rock. De 14 a 16 de agosto, acontece a quarta edição do Glitch Festival, evento que reúne os amantes de música eletrónica de todo o mundo.

Em outubro, acontece a Noite Branca em Valletta, uma noite em que edifícios governamentais e museus acolhem exposições de arte e peças de teatro, e as ruas estão repletas de apresentações ao ar livre e concertos. Além disso, os fãs de automobilismo não podem perder o Medina Grand Prix Classic nos dias 12 e 13 de outubro, uma corrida de carros clássicos pelas ruas da antiga capital de Malta e arredores. Haverá também uma nova edição da Rolex Middle Sea Race, uma das regatas mais importantes do mundo.