Lenovo Data Center Group disponibiliza portfólio de computação avançada e expande investimentos em IoT

Esta semana, no âmbito do Mobile World Congress (Barcelona), o Lenovo Data Center Group (DCG) irá apresentar investimentos contínuos nas suas soluções de suporte à IoT e Computação Avançada, com o objetivo de criar um negócio sólido de IoT nos próximos anos.

Lenovo
Lenovo Data Center Group disponibiliza portfólio de computação avançada - ®DR

 

Num momento em que se regista um crescimento dos lucros pelo quinto trimestre consecutivo, o Lenovo DCG aposta na construção de um portfólio que leva a infraestrutura até onde os dados estão, seja no Data Center tradicional, na nuvem ou nas redes mais avançadas.

Atualmente, cerca de 10% dos dados gerados pelas empresas são criados e processados fora de um data center tradicionalmente centralizado ou da nuvem. Em 2022, a Gartner prevê que esse número aumentará para os 75%. Essa migração está a causar uma maior preocupação em relação à privacidade de dados, segurança e regulamentação, juntamente com os desafios de latência, banda larga e inatividade. A Lenovo está a responder a estes desafios criando um amplo portfólio de ofertas de computação avançada que abordam as diferentes formas pelas quais os clientes desejam implementar soluções de computação de ponta para casos de utilização de IoT.

No MWC, a Lenovo irá divulgar o novo ThinkSystem SE350, um servidor de ponta ligeiramente maior do que um ThinkPad. Este servidor chegará ao mercado durante o verão e terá metade da dimensão de um servidor tradicional, o que o torna ideal para espaços pequenos. Pode ser fixado numa parede ou numa prateleira. O ThinkSystem SE350 tem uma maior capacidade de processamento, armazenamento e rede mais perto de onde os dados são gerados, permitindo que as ações resultantes da análise desses dados ocorram mais rapidamente. Como estes servidores de ponta são normalmente implementados fora dos data centers seguros, dispõem de uma tecnologia capaz de destruir os dados armazenados no dispositivo, caso seja adulterado.

“Há uma enorme oportunidade de ajudar os clientes a perceber o poder que a computação avançada pode trazer às suas organizações”, refere Kirk Skaugen, vice-presidente executivo da Lenovo e presidente do Lenovo Data Center Group. “No último ano, investimos nas nossas ofertas de IoT e Telco com diversos parceiros estratégicos, possibilitando a conectividade do dispositivo para o data center. E continua, “a Lenovo tem o compromisso de apoiar iniciativas de código aberto do setor ou software livre, incluindo o Open RAN. A Lenovo espera co-presidir os grupos de RAN (O-RAN) Cloudification & Orchestration do Open RAN”.

Para os clientes que pretendem soluções de IoT pré-integradas e validadas para implementação simplificada e transformação digital acelerada, a Lenovo firmou uma parceria com o setor, de forma a agregar experiência e conhecimento especializado para apoiar casos de uso de computação de ponta:

  • A Lenovo alia-se à Pivot3 com o objetivo de impulsionar as capacidades  das cidades inteligentes”. A Lenovo confirma o seu compromisso com as soluções baseadas em vídeo e segurança desenvolvidas pela Pivot3. À medida que os governos e organizações adotam a próxima geração de computação de ponta de forma a proteger soluções, a Lenovo e a Pivot3 estão a trabalhar para suportar as cidades inteligentes e as implementações de campus seguros em todo o mundo e em diversos setores, como educação, saúde, retalho, alojamento e infraestrutura pública. Nishad Sukumaran, principal consultor de segurança da SecureTech para projetos de campus seguros, irá abordar, no MWC Barcelona, o tema da automatização da solução Lenovo-Pivot3 e a forma como esta reduz, não só a complexidade e os custos para os clientes, como também a necessidade de competências técnicas.
  • A Lenovo divulga a sua a infraestrutura avançada para lojas de retalho, em parceria com a Scale Computing, permitindo que os clientes de retalho implementem mini data centers que ofereçam uma infraestrutura de TI empresarial avançada às suas redes. Fundada em 1867, a Delhaize é parte integrante da Royal Ahold Delhaize N.V., retalhista alimentar internacional com atividades em 11 países e 3 continentes. A Delhaize queria reduzir o tempo gasto na implementação e gestão da infraestrutura de TI e precisava de uma solução que pudesse alojar aplicações tradicionais e de IoT no mesmo hardware. Com a solução combinada, a Delhaize encontrou estabilidade, suporte, poupança de custos, simplicidade e segurança otimizada necessárias para modernizar a sua cadeia de lojas com IoT com o objetivo de melhor a experiência do cliente. A Delhaize, um grupo de restauração internacional, sediado em Zaandam, Holanda,  opera em supermercados e empresas de e-commerce com 35 marcas, mais de 6.700 lojas, 369.000 colaboradores e 11 países, atendendo mais de 50 milhões de clientes por semana.
  • Para clientes interessados numa solução de computação de ponta chave de mão, através de um plano de subscrição,  a Lenovo está a desenvolver, em colaboração com o Project Dimension da VMware, um serviço integral que remove a complexidade e acelera a implementação da infraestrutura de ponta. Neste momento, está em desenvolvimento um projeto piloto com vários clientes com objetivo de oferecer comercialmente, já este ano, um serviço que leve à mudança de um modelo CapEx para um modelo OpEx através dos serviços da VMware.
  • Lenovo estabelece parceria com ISV e CoSPs visionários, para validar casos únicos exclusivos, permitindo que as CoSPs implementem novos serviços “monetizáveis”. A estratégia Communication Service Provider (CoSP) da Lenovo está alinhada com as novas áreas emergentes, como Multi-Access Edge computing (MEC) e o C-RAN. Em parceria com a China Mobile, Intel e Baicells, a Lenovo apresenta a primeira solução virtualizada 5G O-RAN, proporcionando maior flexibilidade ao CoSP.
  • Focada na experiência dos clientes e na solução de casos de utilização relevantes, a Lenovo & Orange estabeleceram uma Joint Innovation Partnership focada na composição do hardware utilizando o Intel RackScale Design (RSD). O principal foco desta área de pesquisa conjunta é maximizar a energia, desempenho e eficiência de custos agrupando e abstraindo recursos de hardware, como FPGA, GPU, SmartNIcs em ambientes de implementação avançada.

As mais recentes soluções de IoT  da Lenovo podem ser conhecidas no Mobile World Congress em Barcelona, de 25 a 28 de fevereiro, no Lenovo Showcase no Hall 3, Space 3N30.