42ª Feira do Queijo Serra da Estrela

Mantendo o figurino dos últimos três anos, a feira decorre entre o próximo sábado e a terça-feira de Carnaval (de 2 a 5 de março) no Mercado Municipal e zona envolvente e renova a ambição de se afirmar no plano cultural, económico e cultural da região.

Queijo Serra da Estrela
42ª Feira do Queijo Serra da Estrela - ®DR

 

A feira volta a assumir um papel preponderante na valorização e promoção dos produtos tradicionais, elencando costumes e as produções locais numa mostra diversificada, imbuída em tradição e inovação.

A Feira do Queijo reúne o que de melhor se produz no concelho no setor agroalimentar, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região da Serra da Estrela, os enchidos, o mel Serra da Estrela, complementado com mostras de lã/burel, de artesanato da região e de um rico programa de animação.

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltam a assumir o núcleo central da feira e a área circundante será ocupada pelo artesanato, através de uma mostra da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

À entrada da feira será novamente recriada a Quinta do Pastor, um espaço de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros animais, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, sendo concebida em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela e onde decorrerão as demonstrações da ordenha da ovelha.

No local, como habitual, será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas.

O amigo fiel do pastor, o Cão Serra da Estrela, também terá lugar de destaque, numa mostra proporcionada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela.

Tendo em vista a promoção da adoção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal promoverá a habitual campanha de adoção de animais de companhia.

Assumindo cada vez mais o papel de reavivar tradições, a autarquia volta a promover em conjunto com a restauração do concelho momentos de cozinha ao vivo, onde serão confecionadas receitas commumente associadas à atividade da pastorícia. Os sabores tradicionais também poderão ser degustados nas tasquinhas de ‘comes e bebes’, asseguradas pelo associativismo local.

Destacar, também, o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal, assim como o workshop de harmonização de queijos da Serra da Estrela com os Vinhos do Dão – “Casamento Perfeito”, promovido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria / IPG, com o Chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e para a produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

No plano da animação musical, a organização desenhou um vasto programa para os quatro dias, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos).

Paralelamente a feira acolhe a XVII Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE, este ano com o tema “Então…e as ovelhas?”, e a exposição “A Ovelha e o Cão Serra da Estrela – 1º Concurso de Artesanato”, organizada pela Associação de Artesãos da Serra da Estrela, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, esta última patente no Posto do Turismo até ao final do mês de março.

A feira abre todos os dias às 10h e encerra às 20h, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo fecho será antecipado para as 17h.

 

 

Fonte: CMS