Museu do Vinho do Porto na Ribeira é inaugurado nesta terça-feira às 18 horas

O novo Museu do Vinho do Porto é inaugurado pelas 18 horas desta terça-feira, 5 de março, em plena Ribeira, numa sessão de acesso público.

Museu do Vinho do Porto
Museu do Vinho do Porto na Ribeira é inaugurado - ®DR

 

Ali se conta a história do Vinho do Porto e da sua relação com a cidade, através da forma como o governo do Porto desempenhava a missão de fiscalizar o comércio.
Nas novas instalações da Rua da Reboleira n.º 5, com entrada também pelo Muro dos Bacalhoeiros e voltado para as Caves de Gaia, o Museu do Vinho do Porto exibe mapas desenhados pelo Barão de Forrester, aferidores das medidas utilizadas no comércio do vinho, documentos históricos, reproduções artísticas de barcos rabelos ou um quadro interativo com vasta informação pela qual o visitante pode “navegar”.
Em quatro pisos de um edifício reabilitado no Centro Histórico Património Mundial, o Museu possibilita assim o contacto muito próximo com cada detalhe da história de um produto mundialmente famoso que é também a história do Porto.
Com efeito, intrinsecamente ligado ao desenvolvimento económico, social e cultural da cidade e da região, o Vinho do Porto é tema, motivo e pretexto para aprofundar a relação que o governo municipal desde cedo estabeleceu com o comércio e consumo desta bebida.
Fonte: CMP