IKEA promove movimento “Vamos Dormir”

Avaliar a qualidade do sono é um dos mais importantes contributos que a IKEA quer dar para o bem-estar dos portugueses e desenvolver um estilo saudável no nosso dia-a-dia.

IKEA
IKEA promove movimento “Vamos Dormir”

 

Sob o mote “Vamos Dormir” a IKEA reuniu no espaço IKEA – Design para Todos, no Fórum Sintra, especialistas nacionais para falarem sobre importância do sono, em prol de uma vida saudável, antecipando o Dia Mundial do Sono, que se celebra no próximo dia 15 de março.

O evento contou com a participação da neurologista Teresa Paiva, do pediatra Mário Cordeiro, da pneumologista Susana Sousa e da especialista em sono infantil Filipa Sommerfeldt Fernandes, que discutiram os principais hábitos e cuidados a ter em conta para melhorar a qualidade do nosso sono.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o distúrbio do sono afeta cerca de 40% da população mundial, sendo já considerado um problema de saúde pública muito relevante.

Em Portugal, um inquérito realizado pela Deco a 1106 portugueses, revela que quase dois terços dos portugueses dormem mal e muitos acusam níveis de sonolência preocupantes durante o dia, concluindo-se que a curto prazo, a falta de sono gera um estado emocional instável e afeta as capacidades de trabalho e de concentração, o tempo de reação, o raciocínio lógico e a capacidade para tomar decisões, aumentando também o risco de acidentes.

Para uma boa qualidade de vida, os adultos devem dormir entre 7 e 8 horas, devendo respeita-se o tempo que o nosso organismo precisa para se restabelecer. O conforto que a cama proporciona, a temperatura do corpo e a luz que entra no quarto, são alguns fatores determinantes para um sono tranquilo e retemperador, como refere Helena Gouveia,responsável de marketing da IKEA Portugal, “Para uma boa noite de sono temos que criar um ambiente confortável, considerando elementos como a luz, a temperatura, o som e até a arrumação – lembremo-nos que termos as coisas arrumadas permite-nos ter mais tempo para dormir.” reforça.

Nesse sentido a IKEA está a incentivar o movimento (#vamosdormir), para dar ao sono a sua real importância, como explica Helena Gouveia “Mais do que uma tendência, estamos a promover uma mudança de hábitos. Convidámos estas personalidades para falar sobre o sono e contextualizar esta necessidade. Queremos que os portugueses descubram o que o sono pode fazer por cada um de nós e o que podemos fazer pelos quartos para atingir o propósito final: o conforto de uma boa noite de sono.”

 

*Fonte: Estudo da DECO, disponível aqui.