“PLANETA OU PLÁSTICO?” ASSUMA O COMPROMISSO NA 3ª EDIÇÃO DO NATIONAL GEOGRAPHIC SUMMIT

A 3ª edição do National Geographic Summit desafia os portugueses a assumirem o compromisso de escolher entre o nosso planeta ou o plástico. No dia 29 de abril, na Casa da Música, no Porto, a National Geographic traz de novo a Portugal algumas das mais proeminentes vozes que trabalham em prol da proteção do planeta e da conservação das espécies. Especialistas nacionais e internacionais que trazem até nós a sua experiência, ideias e formas de atuação, com o objetivo de reduzir (e em alguns casos) eliminar a produção e o consumo de plásticos descartáveis.

NATIONAL GEOGRAPHIC SUMMIT
PLANETA OU PLÁSTICO? - ®DR

 

Todos os anos 9 milhões de toneladas de lixo acabam no oceano e estima-se que aí vão permanecer por mais de 450 anos. Este é um problema recente, metade do plástico produzido foi feito nos últimos 15 anos, mas está a impactar drasticamente o futuro do nosso planeta. Se o plástico ajudou a revolucionar a forma como vivemos, o plástico descartável, como garrafas de água, palhinhas ou sacos de plásticos, está a gerar milhões de toneladas de resíduos que acabam maioritariamente nos oceanos e neles permanecem ameaçando os ecossistemas marinhos.

É neste contexto que surge o compromisso ‘Planeta ou Plástico’, lançado em 2018 pela National Geographic a nível mundial, e que nesta conferência irá procurar levar os portugueses a pensar e a agir quando colocados perante a opção de escolher entre o futuro do nosso planeta ou a continuação da utilização de plástico descartável.

Após o sucesso das duas primeiras edições do National Geographic Summit, que trouxeram a Lisboa oradores de renome internacional como Jane Goodall, Sylvia Earle, Jody Cobb, Terry Virts e Charlie Hamilton James, este ano, a National Geographic traz ao Porto alguns dos mais conceituados especialistas e exploradores, tais como:

Brian Skerry, um dos principais fotógrafos subaquáticos do mundo e um National Geographic Photography Fellow, que é uma das principais vozes da conservação marinha. As suas imagens premiadas mostram as condições adversas sob as quais as espécies marinhas se encontram e oferecem esperança para a proteção da vida nos oceanos. Lucy Hawkes foca a sua investigação nas migrações feitas pelas aves e algumas espécies marinhas, trazendo a palco a perspetiva dos animais relativamente à poluição dos oceanos através do plástico. Estará também presente a investigadora Paula Sobral, bióloga, especialista em microplásticos e lixo marinho, fundadora e Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho. Além disso, a edição deste ano do Summit conta com a presença de Jamie Butterworth, responsável pela gestão de investimentos na Circularity Capital, que vai falar sobre a economia circular. Por fim, o painel de oradores fica completo com Lauren Singer que vai partilhar a sua experiência ao viver um estilo de vida com Desperdício Zero, sem produzir lixo.

Sobre esta 3ª edição do National Geographic Summit, Luís Fernambuco, General Manager da National Geographic Partners Portugal, refere “queremos que através dos testemunhos daqueles que investigam e procuram soluções para a problemática do plástico descartável, dar maior visibilidade à dimensão do problema, mas também contribuir com pistas e caminhos para a sua resolução. O nosso grande objetivo é que após este evento, os que nos ouviram sintam que podem fazer parte da solução: assumir o compromisso entre o planeta ou o plástico não é difícil. Mudando um pouco todos os dias, evitando ou eliminando o plástico descartável, é possível fazer a diferença“.

A mudança de comportamentos tem de começar também pelos mais novos, por isso o National Geographic Summit organiza, pela terceira vez, um momento inteiramente dedicado às crianças. O Summit Junior decorre também no dia 29 de abril, entre as 10h30 e as 12h00, junta alunos do 5º e 6º ano de todo o país e contará com a presença de Brian Skerry e de Ana Milhazes, embaixadora do Movimento Lixo Zero Portugal.

A conferência realiza-se no dia 29 de abril, na Casa da Música, no Porto. Tem início às 15h00 e termina às 19h00. Os bilhetes têm um valor de 35€ até 17 de março, e de 50€ após esta data e até 29 de abril. Podem ser adquiridos em www.ticketline.pt ou na Casa da Música.

Saiba mais sobre o National Georgraphic Summit em www.natgeo.pt/summit2019 e assuma o compromisso “Planeta ou Plástico?” em https://www.natgeo.pt/planeta-ou-plastico-assuma-o-compromisso.