74% dos estudantes prefere comunicar pelo WhatsApp

A Uniplaces, plataforma online para alojamento de médio a longo prazo, divulgou os resultados do inquérito feito a estudantes e jovens profissionais, e que teve como principal objetivo compreender o seu estilo de vida, com enfoque na forma como encaram uma experiência de mobilidade, como comunicam e qual a relação que têm com as redes sociais.

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74% dos estudantes prefere comunicar pelo WhatsApp - ®DR

 

O inquérito ‘A Uniplaces e os Estudantes em 2019’contou com a participação de 4.121 respondentes oriundos de vários países, com destaque para as nacionalidades portuguesa, brasileira, italiana e espanhola. Cerca de 77% dos participantes são estudantes e 46% estuda fora da sua cidade de origem.

A experiência de mobilidade

Os resultados do inquérito revelam que a oportunidade de experienciar uma cultura diferente é uma das principais motivações para se estudar fora, segundo 58% dos inquiridos, a par com a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo (33%).

Quando questionados sobre o que é que sentem mais falta, 50% afirma que é a família, seguindo-se os amigos (14%), a comida (12%), e apenas 11% refere o/a namorado/a.

Para os estudantes, a cidade ideal para uma experiência de mobilidade deverá encontrar-se perto da praia(29%) ou ser uma cidade com uma vasta cultura e história (23%).

No momento de pesquisar informações sobre estudar ou viver fora, é nas Universidades que os estudantes maioritariamente procuram por informações (56%), seguindo-se as redes sociais (42%) e blogues (34%). Especificamente em relação a alojamento, os estudantes dão prioridade às plataformas de alojamento (47%) como a Uniplaces, seguindo-se a pesquisa no Google (32%) e em grupos de Facebook (13%).

 

A forma como os estudantes comunicam e a relação com as redes sociais

O inquérito desenvolvido pela Uniplaces teve também o objetivo de percecionar a forma como os estudantes comunicam atualmente e qual a relação que têm com as redes sociais. De acordo com os resultados do inquérito, as aplicações mais utilizadas pelos estudantes são o Instagram(74%), seguindo-se o YouTube(64%), o WhatsApp (60%), o Facebook (55%) e o Messenger (31%).

Os participantes do inquérito revelaram também que a forma de comunicação preferencial é através do WhatsApp (74%), seguindo-se o Messenger(15%). Os estudantes referem também que o telefone é utilizado principalmente para se manterem em contacto com amigos e familiares (86%), para ouvir música (58%), tirar fotografias e fazer vídeos (47%) ou para consultar notícias (30%).

“A realização deste tipo de inquérito permite-nos apurar informações relevantes sobre o estilo de vida dos estudantes e jovens profissionais que estão à procura de opções de alojamento na Uniplaces. Compreender o seu estilo de vida, as suas motivações e gostos é também uma forma de adaptarmos a nossa comunicação e os canais que privilegiamos para ir ao encontro dessas preferências”, afirma Carla Silva, Diretora de Comunicação da Uniplaces.

 

Sobre a Uniplaces

A Uniplaces é uma plataforma onlinede alojamento, onde estudantes, jovens profissionais e residentes estrangeiros, de qualquer parte do mundo podem encontrar e reservar um apartamento ou quarto de uma forma fácil e segura.

Criada em Portugal, a Uniplaces acompanha os estudantes internacionais e jovens profissionais, melhorando a sua experiência fora de casa, ao mesmo tempo que apoia os senhorios no arrendamento das suas propriedades, em menos tempo que o habitual e de uma forma mais rentável.

Com os olhos postos no futuro, a Uniplaces tem trabalhado com o objetivo de continuar a facilitar o arrendamento de quartos desenvolvendo o seu sistema de Self Service, aumentar a segurança tanto para proprietários como para inquilinos com produtos como a Garantia Uniplacese favorecer a mobilidade internacional, através do desenvolvimento de parcerias com as melhores Universidades da Europa.

Desde o seu lançamento em 2012 que a Uniplaces foi das start-upsportuguesas que mais financiamento conseguiu angariar, totalizando até agora um investimento de praticamente 30 milhões de euros.