Obra da artista plástica Fernanda Fragateiro no centro da próxima sessão de Um Objeto e Seus Discursos

Será em torno da obra "Demolição, 4", da autoria de Fernanda Fragateiro, que se vai centrar a próxima conversa do ciclo cultural Um Objeto e os Seus Discursos. A sessão decorre amanhã, dia 27 de abril, no átrio da Câmara do Porto, pelas 18 horas.

Porto
Obra da artista plástica Fernanda Fragateiro no centro da próxima sessão de Um Objeto e Seus Discursos - ®DR

 

Através de uma composição escultórica que integra livros e restos de uma demolição, a artista plástica Fernanda Fragateiro questiona ideias feitas sobre a estabilidade ou perenidade do material, a sua decomposição e desaparecimento, o devir entre construção e destruição, ou a beleza que surge da ruína.

“Demolição, 4” é o título da obra que foi comprada pelo Município do Porto em 2018, no âmbito da reativação da política de aquisições da Coleção de Arte Municipal, e que servirá de mote para esta conversa.

A moderação é assegurada pelo adjunto de Rui Moreira para a Cultura, Guilherme Blanc, que recebe como convidados a própria artista Fernanda Fragateiro e ainda João Azinheiro, arquiteto e presidente fundador da Kubikgallery.

Nascida no Montijo em 1962, Fernanda Fragateiro tem vindo a produzir obra que consistentemente tematiza a importância do espaço construído e o exercício de poder que este produz e estimula, bem como a endémica invisibilização das mulheres na produção de espaço. Articulando conceptualmente ferramentas da arquitetura, da escultura e da história de arte, a artista intervém ativamente no debate sobre a criação de espaços de conhecimento: “Se enquanto objeto os livros podem ser transformados, originando pequenos edifícios, desenhos ou pedras de calçada, enquanto conteúdo representam ideias que operam num processo de construção”, afirmou.

A participação é gratuita, mas limitada ao espaço disponível no átrio da Câmara do Porto (140 lugares).

 

Local: Porto, Átrio dos Paços do Concelho (Praça General Humberto Delgado)