Ikea transforma tapetes em peças de arte

A mais recente coleção IKEA Art Event 2019, foi apresentada á comunicação social no Rooftop OKAH no Cais da Rocha Conde de Óbidos, em Alcântara, e ficará disponível ao público a partir de ontem, 1 de maio, nas lojas Ikea Loures, Ikea Alfragide e Ikea Matosinhos.

IKEA
A mais recente coleção IKEA Art Event 2019 - ©Aldrabiscas

Sob o conceito “Mude de Perspetiva” a quinta edição do IKEA Art Event, é um projeto que transforma os tapetes da marca sueca em verdadeiras peças de arte, combinando a arte de tapeçaria, artesanato, moda avantegarde, cultura urbana e design moderno.

O objetivo, é recuperar a ideia do tapete como elemento artístico na decoração do lar. Lã e outros materiais naturais foram privilegiados nesta edição do IKEA Art Event, que conta com sete tapetes feitos à mão e apenas um tecido à máquina.

Trata-se de uma edição limitada, que pretende trazer uma nova perspetiva sobre a arte, mostrando que esta não tem que ser algo exclusivo das galerias de arte. Um tapete pode ser mais do aquilo para que foi concebido e ser ele próprio uma peça de arte, acessível à maioria das pessoas.

“Os tapetes trazem suavidade e conforto, além de ajudarem a definir espaços diferentes numa divisão, podendo ser discretos e funcionais ou sofisticados e expressivos” salienta Henrik Most, continuando “Estas singulares ‘peças de arte tecidas’, com um design funcional e acessível, são feitas para uso diário nas nossas casas. No entanto, também poderiam ser expostas numa galeria de arte. No passado, era bastante comum a ideia de tapete como peça artística e a coleção IKEA Art Event 2019 quer recuperar e atualizar essa ideia. Acreditamos na arte democrática!”, justifica o líder criativo para IKEA Art Event.

Para a conceção desta coleção, foi pedida a colaboração de 8 designers de renome internacional. Foram eles, Chiaozza, Noah Lyon e Virgil Abloh dos Estados Unidos, Craig Green do Reino Unido, Filip Pagowski da Polonia, Misaki Kawai do Japão,  Seulgi Lee da Coreia e Supakitch de França.

Para permitir que mais pessoas tenham acesso à coleção limitada IKEA Art Event 2019, a IKEA vai limitar a venda a um artigo por cliente, nas três lojas onde a mesma estará disponível.