Festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” vai animar centros históricos

O festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é um projeto lançado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que se realiza pelo 2º. Ano consecutivo.

Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela
Festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” vai animar centros históricos - ®DR

 

Durante os meses de julho e agosto, o festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”vai animar os centros históricos e urbanos cada um dos 15 municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal, com espetáculos de dança, música e teatro.

O programa inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa.

Este projeto cultural, tem como objetivo consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Lançado em 2018, o programa “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” prevê uma duração de 3 anos (até 2020) e a realização de períodos de residências artísticas com artistas regionais e companhias contratadas. As residências artísticas decorrem durante os meses de maio e junho, com o recrutamento de voluntários, dos 8 aos 80 anos, que queiram participar no âmbito da sua comunidade.

De acordo com a CIM-BSE, a edição de 2019 terá início no dia 02 de julho, na cidade de Seia e termina no dia 10 de agosto nos concelhos do Fundão e de Mêda.

Estão ainda programados espetáculos para Figueira de Castelo Rodrigo (06 de julho), Trancoso e Belmonte (13 de julho ), Pinhel e Fornos de Algodres (20 de julho), Sabugal (21 e julho), Manteigas (26de julho), Almeida (27 de julho), Guarda (28 de julho), Covilhã e Celorico da Beira (03 de agosto) e Gouveia (08 de agosto).

O projeto “Cultura em Rede” é liderado pela CIM-BSE e tem a participação dos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, da Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e da Associação de Municípios da Cova da Beira, para alem de envolver de forma ativa e voluntária as instituições e a comunidade local.