‘O GAJO’ em Santa Apolónia com o “Cacilheiro”

“Cacilheiro” é o single de apresentação de "Santa Apolónia" o segundo dos 4 Ep's da coleção “As 4 Estações d’O GAJO”.

Santa Apolónia
‘O GAJO’ em Santa Apolónia com o “Cacilheiro” - ©Aldrabiscas

Este novo trabalho, foi apresentado ao publico no passado dia 6 na Estação Ferroviária de Santa Apolónia em Lisboa.

“As 4 Estações d’O GAJO”, título que inspirado no nome de uma das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” – Antonio Vivaldi – 1723), consiste num trabalho dividido em quatro EPs, cada um com cinco músicas.

A viagem que começou na Estação de comboios do Rossio, chegou agora a Santa Apolónia. A próxima paragem será na estação do Cais do Sodré e a última em Alcântara-Terra. São estas as quatro estações que deram o mote para a viagem “de onde se parte de Lisboa para o mundo” como refere ‘O Gajo’

Ao aNoticia.pt, João Morais, explica o conceito “ São quatro estações da cidade onde eu cresci, o que se já aconteceu no Rossio e o facto de estar hoje aqui e em Santa Apolónia, na estação meteorológica da Primavera, tem essa ideia, também de lançar em cada estação um destes discos e são 5 músicas novas, um convidado diferente, a Joana Guerra, desta feita, que é para no final termos 20 musicas, uma coleção 4 CDs, uma caixinha e pronto! Completar o Ramalhete”.

A sonoridade, essa é a mesma, diz João Morais “Eu considero que isto é uma coleção. Portanto ela toda tem que ser muito coerente em termos de gravação daquilo que eu faço” conclui.

O vídeo do single “Cacilheiro” mostra um palco onde uma marioneta d’O Gajo, toca viola campaniça, num cenário especialmente criado para o efeito, assim como os adereços. A ação foi captada por JP e manipulada por Adriana Pardal, Luis Carneiro e João Morais.