“O Gajo” e as “Quatro Estações”

“Rossio” o primeiro de uma série de quatro trabalhos da coleção “As 4 Estações d’O GAJO”, foi apresentado na estação de Comboios do Rossio no passado dia 7.

O Gajo, João Morais,
“O Gajo” e as “Quatro Estações” - ©Aldrabiscas

“As 4 Estações d’O GAJO”, título inspirado na celebre obra de António Vivaldi “Le Quattro stagioni”, consiste num trabalho dividido em quatro EPs, que irá ser lançado em cada estação do ano, e cada um, com o nome de uma estação de comboios de Lisboa.

Rossio, Santa Apolónia, Cais do Sodré e Alcântara-Terra deram assim o mote para a viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. “DeLisboa porque é a minha cidade onde nasci e cresci. Este projeto, acho que tem acima de tudo um coração lisboeta, (…) portanto as quatro estações surgem assim, de Lisboa, de onde partimos para o Norte, para o Sul, para este, para Oeste” explica-nos João Morais (o Gajo”).

De acordo com palavras do artista, “OGajo é um projeto em que eu tentei ligar à terra, a Portugal, a música que faço. Pegar num cordofone tradicional, foi exatamente para que, o que eu fizesse com ele soasse de alguma forma a Portugal, em qualquer ponto do mundo do planeta ou do Universo, alguém ouvir e poder dizer, isto soa-me a qualquer coisa portuguesa” refere ‘O Gajo’.

João Morais, músico desde 1988 e depois de quase 30 anos a tocar guitarras vindas de fora, é num concerto em Beja que conhece a Viola Campaniça. Surge então a relação com este instrumento de raiz tradicional que faz parte da história centenária e cultural portuguesa e o projeto “O Gajo”.

“As 4 Estações d’O GAJO”, traduzem-se num grande trabalho versátil, com inspirações diferentes. “Andei à procura de conceitos para cada tema, os temas têm histórias para contar, mas é um trabalho de 20 musicas que se ouvem bem, sem repetições do principio ao fim” conclui João Morais.

O GAJO toca música do mundo, inspirada em viagens e memorias, ao ritmo das estações do ano e do andamento dos comboios que nos levam por onde a nossa imaginação nos leva.