SOLSTÍCIO DE VERÃO CELEBRADO EM TORRE DE MONCORVO

A festa pagã que marca e celebra o início do Verão será comemorada em Torre de Moncorvo, de 21 a 23 de junho, com mais uma edição do Festival do Solstício.

Torre de Moncorvo
SOLSTÍCIO DE VERÃO EM TORRE DE MONCORVO - ®DR

 

O Festival do Solstício é celebrado através de um caldeirão artístico, cultural e ambiental, no centro da vila, e que une as gerações, as comunidades e a natureza. Durante três dias decorrem atividades, oficinas, ateliers, sessões de astronomia, concertos, performances e recriações de celebrações do Solstício de Verão dirigidas a todas as idades e repletas de atividades em família. Em comunhão com o Ambiente, o festival proporciona ao público a oportunidade para expandir a criatividade crescer com fantasia, arte, ciência, magia, saindo da caixa proverbial.

O programa é variado, tendo início com o Grande Desfile do Fantástico que contará com a participação dos alunos dos Jardins-de-infancia e do 1º ciclo do concelho que vão transformar-se em duendes, fadas e magos para espalhar a magia pelas rua das vila.
Várias experiências estão ao dispor de quem nos visita, nomedamente passeios em trotinetes elétricas, no comboio do fantástico, observação de estrelas em planetário portátil ou simplesmente admirando a decoração dos espaços do festival e das ruas adornadas com caça sonhos e chapéus-de-chuva. Importa referenciar que foram criados vários espaços, mundos imaginários, que serão habitados por personagens do fantástico e que vão interagir com o público através de rituais mágicos.

De grande qualidade são também as oficinas científicas e ambientais promovidas por diversas entidades, entre elas Projecto Mais Ciência, Associação de Municípios do Baixo Sabor, Quinta da Ponte, Casa do Brincar e Resíduos do Nordeste. Terão lugar também várias ações de sensibilização ambiental da Zasnet, Associação de Municípios do Douro Superior e GNR-SEPNA.

No decorrer do festival não faltarão representações teatrais, das quais destacamos a atuação do Grupo Alma de Ferro Teatro com “ As Boas Vindas ao Verão”, e “Estátuas Vivas”, performance desenvolvida exclusivamente para este festival.
Não podemos esquecer a animação nocturna, a night fun, festa com pinturas glow, animações e música, atuação do Dj Fernando Alvim, The F*ucking Bastards, concerto da Escola Municipal Sabor Artes e do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a apresentação do projecto Inevitável, de Gileno Santana e Henrique Neto e um espetáculo de fogo e luz.

O público pode ainda assistir às aulas de música e dança da Escola Municipal Sabor Artes que vão sair à rua.

Como complemento e interligando o Jardim Dr. Horácio de Sousa ao Largo General Claudino, destacamos o mercado do solstício, constituído por vários expositores que têm para venda artesanato e produtos regionais.

Outras atividades estão disponíveis neste festival distinto e original como sessões de zumba, defesa urbana, bodypainting, concertos para bébes, danças, atelieres de artes gráficas, comboio da música e para encerrar o fstival a dança do sol, que recria as celebrações ancestrais do solstício de verão do hemisfério norte.

Poderá obter mais informações em Mais informações emwww.moncorvofestivalsolsticio.com

 

 

 

 

 

Fonte: CMTM