“Território Hospitalário: História Medieval da Raia”

Aracena, Aroche, Moura e Serpa têm uma história comum durante a Idade Média, vinculada à Ordem de São João do Hospital. O fortalecimento desses laços históricos materializou-se através da concretização de uma Rota de Turismo Cultural inspirada nos castelos destas populações.

Serpa
Guia turístico-cultural - ®DR

 

Este projeto transfronteiriço desenvolveu várias atividades entre março e junho de 2019, incluindo a edição de um folheto trilingue (português, espanhol, inglês) sobre as quatro fortalezas, que foi apresentado no dia 20 de junho em Aracena, numa iniciativa que contou com a presença da vereadora Odete Borralho, em representação da Câmara Municipal de Serpa, e dos restantes parceiros do projeto.

Outras atividades deste projeto passaram pela realização de conferências sobre a história medieval destes quatro municípios e pela organização de visitas de cada município aos castelos das localidades participantes, iniciativas que tinham como principal objetivo o aproximar das populações locais ao conhecimento sobre este período.

O guia, que já se encontra disponível no Posto de Turismo e no Castelo de Serpa, pretende promover uma rota cultural que abarca as quatro localidades: Aracena, Aroche, Moura e Serpa, sob a denominação “Território Hospitalário”, que para além do seu vínculo à ordem militar de São João ou Hospitalários, também identifica o espírito hospitaleiro das populações locais.

 

 

 

Fonte: CMS