Jogos do Eixo Atlântico juntam mais de 1800 jovens da euroregião em Braga

Braga recebe, entre os dias 7 e 12 de Julho, a XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico, sucedendo a Lugo, Monforte de Lemos e Sarria, que foram sede na última edição. Esta é a primeira vez que a Cidade acolhe esta competição.

0
8
Braga
Jogos do Eixo Atlântico - ®DR

 

Nesta edição participarão mais de 1800 jovens, de 14 concelhos do norte de Portugal e 12 da região da Galiza, inscritos nas seguintes modalidades desportivas: Andebol, Basquetebol, Futebol 7, Voleibol, Atletismo, Atletismo Adaptado. Natação, Natação Adaptada e Ténis. A idade máxima dos atletas participantes é de 16 anos.

Ricardo Rio, presidente de Braga, referiu que esta competição é uma ferramenta que permite estreitar os laços entre as comunidades do eixo. “A população mais jovem é crucial para o futuro do eixo. Esta iniciativa, pela mobilização e capacidade de pôr em contacto milhares de jovens da euro região, permite a criação de raízes que serão úteis para o futuro do território” disse, desejando que todos os envolvidos usufruam de uma experiência agradável na Cidade.

Por seu turno, Sameiro Araújo, vereadora do desporto, sublinhou que Braga é uma cidade aberta à prática desportiva e à organização de grandes eventos. “Este evento, e outros que têm tido lugar na Cidade, vêm dar seguimento ao trabalho desenvolvido em 2018, que deixou um legado para todos Bracarenses”, referiu, adiantando que estes jogos vão permitir aos jovens experienciar momentos de convívio e camaradagem que marcarão o seu percurso.

Como é habitual nos Jogos do Eixo Atlântico, esta edição também integra várias modalidades de desporto adaptado, com a participação de mais de 130 atletas, em consonância com a filosofia do Eixo Atlântico de eliminar barreiras e fomentar a participação de todos os jovens

Desde 1995 os Jogos do Eixo Atlântico visam a promoção do desporto, a convivência entre os jovens e, também o melhor conhecimento entre os cidadãos das duas regiões. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa.

As competições terão lugar nos seguintes locais: futebol no Parque Desportivo da Rodovia e Campo das Camélias; basquetebol masculino no Pavilhão André Soares e no Pavilhão Municipal de Lamaçães; basquetebol feminino no Pavilhão de Ferreiros e Pavilhão Francisco Sanches; Andebol no Pavilhão Flávio Sá Leite; Voleibol no Pavilhão de Maximinos; Natação e Natação Adaptada nas Piscinas da Rodovia; Atletismo e Atletismo Adaptado no Estádio 1º de Maio e Ténis no Clube de Ténis de Braga.

Desde a sua origem esta competição é uma das principais bandeiras do Eixo Atlântico e um factor de grande mobilização de jovens desportistas.

 

 

 

Fonte: CMB