O Festival ZêzereArts está de regresso ao Médio Tejo e começa já no domingo, em Tomar.

O Festival ZêzereArts está de regresso e prepara-se para espalhar música erudita e arte pela região do Médio Tejo.

ZêzereArts
Festival ZêzereArts 2019 - ®DR

 

O ZêzereArts está de regresso e não podia estar mais comprometido com o seu carácter de divulgador da música erudita e também do património da zona do Médio Tejo. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019 , Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Batalha e, ainda, a vila de Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.

Mais uma vez, o festival é o momento final de uma experiência pedagógica que reúne,

naquela região, dezenas de estudantes de música, jovens profissionais e amadores de alto nível para um curso de Verão com professores de reconhecido mérito, nacional e internacional. O resultado do trabalho realizado surge em formato de concertos, recitais e espetáculos, apresentados à comunidade em espaços cheios de História destas quatro localidades. Todos de forma totalmente gratuita.

Entre os nomes em destaque, nesta edição, encontram-se os compositores portugueses Fernando Lapa e Cândido Lima , o compositor francês Pascal Dusapin , a violinista portuguesa Matilde Loureiro ou a soprano sérvia Natasa Sibalic . O coro de câmara Voz Nua, de Aveiro, e o Cuore Chamber Choir , de Dublin, também irão participar.

O festival abre com um Recital de violino e piano com canto lírico, no Auditório Fernando Lopes-Graça , em Tomar , resultante da masterclass com Ilya Grubert, prestigiado violinista, e da masterclass de canto lírico de Brian MacKay , dirigidas a estudantes avançados.

A presença de Mozart será sentida no dia 16 de Julho, na Igreja de Nossa Senhora da Graça em Tomar . Será apresentada a obra Missa Solemnis “Waisenhausmesse” KV 139 , pelas vozes do próprio Coro do Festival ZêzereArts , com a direcção de Pedro Correia .

Outra das grandes novidades da edição ZêzereArts 2019 é o cruzamento com o Festival CriaSons , o ciclo de concertos que, desde Dezembro passado, tem continuado a aprofundar a missão de promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal. Ao sexto concerto, o CriaSons apresenta no ZêzereArts os compositores Fernando Lapa – o compositor residente desta edição – e Cândido Lima. Acontece na Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca de Tomar, no dia 15 de Julho.

Outra novidade é a inauguração da exposição “Images of ZêzereArts”, de Els Smulders-Waijers , que terá lugar no Posto de Turismo de Dornes, no dia 17 de Julho.

O concerto de encerramento dá-se, no dia 27 de Julho, pela mão da Orquestra do Festival ZêzereArts e do Ensemble de Ópera Musicamera , na Igreja Matriz de Areias, em Ferreira do Zêzere.

O ZêzereArts nasceu em 2011 por iniciativa de Brian MacKay , director artístico do festival.

Este é um dos projectos da Musicamera , uma das mais prestigiadas produtoras na área da música erudita em Portugal, que conta com o apoio da DGArtes , do Médio Tejo -Comunidade Intermunicipal e das Câmaras Municipais de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha .