“Ruas Floridas de Redondo” estão de regresso

De 27 de julho a 4 de agosto, a vila de Redondo no distrito de Évora, volta a acolher uma das mais tradicionais festas dos Alentejo, as “Ruas Floridas de Redondo”.

Redondo
“Ruas Floridas de Redondo” estão de regresso - ®DR

 

Considerada “uma das principais manifestações culturais do Alentejo”, a edição deste ano, com cerca de três dezenas de ruas enfeitadas, que ocupam mais de 30 mil metros quadrados, enfeitadas com temáticas diferentes, onde a minúcia e a imaginação, colocadas nas decorações, todas feitas de papel, fazem da vila alentejana, ponto de atração e visita obrigatória.

De dois em dois anos, as ruas de Redondo são ornamentadas com vários objetos, sobretudo flores, feitos em papel e de cores vivas. Trata-se de uma festa que remonta ao início do séc. XIX, preparada pelo povo do concelho, que se dedica à elaboração destes enfeites que transformam as ruas numa explosão de cor.

Um corrupio de gente atarefada, no constante frenesim que dura meses, para que na data da festa, as ruas ganhem tetos de papel e outras decorações, onde até o pão é de papel. Todas as decorações e temas de cada rua são decididas e executadas pelos seus moradores.

Nesta data, Redondo é cabeça de cartaz no Alentejo, num evento que ultrapassa em muito o âmbito regional e até nacional.

Um vasto programa desportivo, cultural e musical, com concursos de pesca desportiva, festival de folclore, Dj’s, espetáculos de cante alentejano e de vários artistas do panorama musical português, vão animar os dias e as noites das “Ruas Floridas de Redondo”.

Redondo
“Ruas Floridas de Redondo” estão de regresso – Programa®DR

Esta é uma terra de gente, que gosta de bem receber, com uma gastronomia própria e rica e um espírito que cativa os visitantes.

Redondo
“Ruas Floridas de Redondo” estão de regresso – Mapa®DR