Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro com a presença de Grupos Internacionais de Recriação Histórica e Grupos Nacionais de Música e Dança

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de julho celebrar-se-á, no Vimeiro, a vitória da memorável Batalha de 1808, com a realização da quinta edição do evento “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”.

Vimeiro
Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro - ®DR

 

Este evento, que começa na sexta-feira dia 19, reunirá no concelho da Lourinhã diversos grupos nacionais e internacionais de recriação, música e dança, proporcionando aos visitantes um conjunto de diversas atividades temáticas num espaço ilustrado à época oitocentista com muita animação, ofícios, música, teatro e dança.

Nesta célebre comemoração irão atuar diversos grupos musicais, nomeadamente, o Grupo JAM.PT, o Ciclo das Quintase o grupo Galandum Galundaina. Adicionalmente, no domingo à tarde, marcará presença a Orquestra Ligeira do Exército, composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas.

A Recriação contará também com a presença de diversos grupos de recriação nacionais e internacionais. Quanto a grupos de recriação portugueses, marcarão presença o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida(GRHMA), a Associação Portuguesa de Recriação Histórica(Brigada de Artilharia Naval e Guerra), a Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913(Guerrilha de Montagraço) e o Grupo de Recriação Histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro. Quanto aos grupos internacionais, de França vem o grupo Effectif de la Musique de Saint-Lyse, de Espanha, os grupos Asociación Cultural Urgull Histórico, Asociacion Historico Cultural Voluntarios de Madrid, Anadia Kultur Elkartea, Asociación de Infanteria Britanica Reg. 28 de Arroyo Molinos, 34th The Border Regiment de Arroyo Molinos,Asociación de Recreación Histórico Cultural de Asturias(ARHCA) e o grupo Recreadores de Galicia. Inglaterra estará representada pelo grupo The Kings German Legion.

No evento, também haverá momentos ligados à dança como o Baile Oitocentista que vai ter lugar na sexta-feira, dia 19 de julho, pelas 22h00 e o Workshop de Danças que vai decorrer no sábado, dia 20 de julho, pelas 17h00. O Baile Oitocentista, com música ao vivo, será dinamizado pelo Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro. Criado em 2018, este grupo integra no seu repertório danças históricas e danças de tradição europeia.

O programa é organizado pela Câmara Municipal do Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas no site Batalha do Vimeiro 1808.

Vimeiro
Recriação Histórica & Mercado Oitocentista, Programa – ®DR