Arronches em festa com a Feira das Atividades Económicas

A Vila de Arronches recebeu milhares de pessoas ao longo dos três dias em que se realizou a décima edição da Feira das Atividades Económicas.

Arronches
Arronches em festa com a Feira das Atividades Económicas - ®DR

 

Terminou na noite deste domingo, dia 14 de julho, a décima edição da Feira das Atividades Económicas do concelho de Arronches, um certame que é um dos pontos altos do verão no Alto Alentejo atraindo anualmente muitos milhares de visitantes, facto que se repetiu em 2019 com esta festa a receber uma verdadeira multidão ao longo dos três dias em que se realizou.

Com início na tarde de sexta-feira, a festa começou com o executivo municipal, representado pela sua presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Carlos Rodrigues, a receber as entidades convidadas, percorrendo depois todo o recinto, apresentando o mesmo e entregando diplomas a todos os expositores participantes nesta Feira, antes do jantar que terminou esta cerimónia de inauguração.

Jantar esse que se realizou no restaurante do Município, completamente cheio, tal como estiveram ao longo das três noites as mesas das tasquinhas que marcaram presença na Feira, sendo este também um dos seus pontos fortes, aproveitando os visitantes, bem como os arronchenses, para degustar a gastronomia de Arronches, reconhecidamente uma das mais-valias do concelho

Depois de jantar as atenções viraram-se para o palco principal, onde começou por atuar a Marchinha do Botequim, grupo que também já tinha percorrido a feira na cerimónia de inauguração, seguindo-se a atuação da fadista Fábia Rebordão, artista que, além do seu reportório, interpretou temas mais conhecidos da música portuguesa, interagindo ao longo de todo o concerto com quem a ouvia, revelando uma notável capacidade de se adaptar ao público. A terminar, pela noite dentro a animação continuou no espaço da discoteca na qual atuou o DJ Ezzra.

No sábado, as movimentações começaram logo pela manhã, na Zona Agropecuária, com a realização do concurso de ovinos de raça P3 e Ile-de-France, competições que já acompanham a Feira de Atividades Económicas há cinco anos e nas quais participam criadores de toda a região alentejana. À tarde, os concursos de ovinos continuaram, desta feita com a competição de Suffolk, uma raça com características muito próprias e que atrai sempre muito público, curioso para conhecer melhor estes animais.

À noite, com o recinto completamente lotado, o Grupo das Pedrinhas de Arronches foi a primeira atração musical, à qual se seguiu a atuação de Calema, dupla composta pelos irmãos Fradique e António Mendes Ferreira, que levou ao delírio o público que não tirou os olhos do palco principal e que fez questão de cantarolar com o grupo todas as músicas, mostrando ter a letra na ponta da língua, prestando também uma enorme ovação à banda no término de cada tema interpretado. Para fechar a noite de sábado, a animação musical na discoteca do recinto ficou a cargo de Oskar DJ.

No domingo, último, mas não menos importante dia da Feira, a manhã foi novamente de grande agitação na Zona Agropecuária com a realização do VI Leilão de Ovinos e Caprinos, ao qual se seguiu a entrega de prémios “Rebanhos da Nossa Terra”, destinados aos melhores expositores do concelho. Para a tarde, ficou guardado o 8º Concurso do Rafeiro do Alentejo, competição na qual participam criadores e proprietários vindos não só de todo o país, como do estrangeiro, perante uma bancada repleta de assistência.

A fechar esta décima edição da Feira das Atividades Económicas, subiu a palco mais um grupo da terra, desta feita o Grupo Verde Maio, atuando depois Bárbara Bandeira, jovem artista que, apesar de estar em início de carreira, é já um destaque no panorama musical português e que levou muito público a Arronches nesta noite de domingo, sobretudo o mais jovem, eufórico com a atuação da cantora.

 

 

Fonte: CMA