Tetra Pak lança palhinhas de papel reciclável

A sustentabilidade ambiental é cada vez mais uma preocupação a nível mundial e já faz parte da estratégia de grandes marcas, como é o caso da Tetra Pak, que com o objetivo de reduzir a quantidade de plástico existente no Planeta, está a testar palhinhas fabricadas com papel reciclável e certificado pelo FSC.

Tetra Pak
Tetra Pak lança palhinhas de papel reciclável - ®DR

 

A empresa acabou de anunciar que é a primeira produtora europeia, de embalagens de cartão a lançar as suas palhinhas em papel para recipientes de cartão de bebidas, anunciando ainda a intenção de publicar e partilhar as suas inovações no que toca ao desenvolvimento das palhinhas em papel para incentivar a colaboração industrial, oferecendo alternativas às palhinhas de plástico de uso único.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, referiu: “Estamos contentes por termos desenvolvido uma palhinha em papel que é completamente funcional e que cumpre com os padrões de segurança alimentar reconhecidos internacionalmente. Este é um passo importante no contexto da nossa visão para a produção de uma embalagem inteiramente produzida com materiais de origem vegetal, contribuindo para uma economia circular com baixas emissões de carbono”, acrescentando que “Decidimos não solicitar as patentes para as numerosas melhorias técnicas que fizemos nos equipamentos para que estejam à disposição de toda a indústria e consigamos o objetivo comum de concretizar uma economia circular com baixas emissões de carbono”, concluiu.

Procurando que o fornecimento de palhinhas em papel se expanda e cresça rapidamente o CEO da Tetra Pak, convidou todos os fornecedores e clientes a utilizar o conhecimento adquirido pela empresa, para aumentar a produção o mais rápido possível.

Fabricada com papel certificado pelo FSC™ e reciclável, tal como a restante embalagem, a nova palhinha em papel estará disponível inicialmente para as embalagens em cartão de tamanho individual habitualmente utilizadas para produtos lácteos e bebidas para crianças.

O formato inicial escolhido será o da palhinha reta. O portefólio de embalagens deverá ser progressivamente aumentado juntamente com formas diferentes de palhinhas à medida que o projeto avance.

A empresa comunicou ainda que está a avaliar os avanços técnicos e a trabalhar com vários líderes tecnológicos para explorar opções biodegradáveis, como os polihidroxialcanoatos (PHA), um polímero que também provém de materiais de origem vegetal.

A Tetra Pak , empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, trabalha em proximidade com os clientes e fornecedores, fornecendo produtos seguros, inovadores e ambientalmente sãos, que, diariamente, dão resposta às necessidades de milhões de pessoas em mais de 160 países

Com mais de 25.000 colaboradores em todo o mundo, promovem numa liderança industrial responsável e uma abordagem sustentável ao negócio. Tendo como lema, “PROTEGE O QUE É BOM™”, a preocupação de tornar os alimentos seguros e disponíveis em qualquer lado, leva-os a desenvolver outros projetos, tais como o das tampas não removíveis da embalagem e sistemas integrados de bebidas que permitem beber diretamente da embalagem. A empresa mobilizou equipas de desenvolvimento e cadeias de fornecimento, assegurando os recursos adicionais para avançar com estes planos, que representam uma prioridade para a Tetra Pak.