I Encontro da Rede Internacional de Municípios Nós Propomos!

Promover uma cidadania local ativa e a inovação na educação geográfica é o objetivo do Projeto Nós Propomos!, cujo I Encontro da Rede Internacional de Municípios decorre esta quarta-feira, 17 de julho, pelas 10h00, no Centro Cultural de Cascais. Será também assinada a Carta de Compromisso entre os municípios que pretendam integrar a Rede. Organizado pela autarquia de Cascais, este primeiro encontro vai contar ainda com a participação das Câmaras Municipais de Almada, Cadaval, Câmara de Lobos, Gaia e Loures.

Nós Propomos!
I Encontro da Rede Internacional de Municípios Nós Propomos! - ®DR

 

O “Projeto Nós Propomos! – Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” (Nós Propomos!) foi criado em 2011 pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT). Desde então, e devido ao reconhecimento internacional pela originalidade e inovação e também pelos resultados obtidos com o envolvimento das escolas – designadamente através das sinergias criadas com a Rede Geoforo IberoAmericano –, o projeto tem vindo a crescer e a expandir-se a outros países, estando já a ser implementado em Espanha, Moçambique, Brasil, Equador, Colômbia, Chile e Perú. A iniciativa Nós Propomos! 2018-2019 envolveu mais de 2000 alunos e professores só em Portugal.

O Projeto Nós Propomos@Cascais! é promovido pela autarquia de Cascais em parceria com o IGOT e visa aproximar o poder local das comunidades, contribuir para o desenvolvimento sustentável do território, fomentar redes de cooperação entre atores locais (universidades, escolas, autarquias, associações locais e empresas). Como? Através de processos de investigação e realização de estudos sobre questões locais, associados à apresentação de propostas de intervenção local da autoria dos alunos, sempre no âmbito do ordenamento do território.

O Nós Propomos @ Cascais! integra também o compromisso das Cidades Amigas das Crianças (UNICEF), sendo que o ano lectivo de 2018-2019 foi de arranque. Participaram 12 escolas secundárias do ensino público, privado, internacional, profissional, cooperativo e especial, envolvendo mais de 400 alunos e professores.