Tony Carreira pela primeira vez no cinema

‘TONY’, o filme documental sobre a vida e obra de Tony Carreira chega aos cinemas a 25 de julho. Um retrato de uma vida repleta, que culminou em 30 anos de carreira, pelo olhar do realizador e cineasta português Jorge Pelicano.

Tony Carreira
Tony Carreira pela primeira vez no cinema - ®DR

 

2018 foi um ano marcante para o cantor de ‘Sonhos de Menino’ que, ao completar três décadas de canções e uma vida inteira em busca do seu sonho – a música, anunciou uma pausa na sua carreira, que ninguém imaginava. O realizador Jorge Pelicano, teve acesso exclusivo à vida pessoal e profissional de Tony Carreira, acompanhando-o, durante este ano decisivo, em sucessivas digressões nacionais e internacionais.  Num caminho sem precedentes, o realizador e a sua equipa testemunharam o carinho, o reconhecimento e o orgulho dos seus fãs.

Da digressão francesa, às gravações do dueto com Rudy Pérez em Miami – um dos mais prestigiados produtores de música latina (e um dos nomes envolvidos na polémica de plágio) – de Israel, à infância de Tony Carreira; do seu primeiro sucesso nos anos 80, em França, à conquista das grandes salas de espetáculos, como o Olympia de Paris; ‘TONY’ releva imagens inéditas e testemunhos únicos deste ‘fenómeno’ da música nacional que é, indubitavelmente, uma inspiração para todos os portugueses.

O filme de Jorge Pelicano é um retrato inédito da vida de Tony Carreira, onde marcam presença a família, os amigos e as histórias desses milhares de portugueses que o acompanham há 30 anos e que, mesmo nos momentos mais difíceis, nunca o abandonaram.

 

Sinopse

Após 30 anos de canções, Tony Carreira anuncia uma pausa que ninguém imaginava. Os fãs recusam-se a acreditar que o seu cantor de sonhos os vai deixar. Ao longo da digressão de 2018 até ao derradeiro concerto na Altice Arena, Tony defronta-se com o peso da sua decisão. Mas o que leva, na verdade, o artista português com mais sucesso de todos os tempos a tomar a decisão de se afastar?

Neste filme, o cantor português com mais sucesso de sempre mostra-nos o outro lado do artista, com os amigos e a família, dá-nos acesso privilegiado aos estúdios, aos bastidores e aos camarins de salas de espetáculos em todo o mundo. Temos também imagens inéditas e revelações exclusivas sobre as polémicas, as desilusões, os sonhos não confessados, a relação atribulada com os media, o carinho pelos fãs e o que faz feliz Tony Carreira.

 

Sobre o Realizador

Jorge Pelicano, realizador e cineasta português, nasceu na Figueira da Foz em 1977. Após a sua formação em Comunicação e Relações Públicas, terminou uma pós-graduação em Comunicação e Jornalismo, na Universidade de Coimbra, iniciando a sua carreira como repórter de imagem. Ao viajar por Portugal e pelo mundo, contando histórias com forte impacto social e humano, a paixão pela sétima arte começou a ganhar forma.

Em 2005, Pelicano estreou o documentário “Ainda há Pastores?”, seguido de “Pare, Escute, Olhe” (2009), “Pára-me de Repente o Pensamento” (2015) e “Até que o Porno nos Separe” (2018). Os seus documentários foram exibidos em mais de 20 países e ganharam vários prémios nacionais e internacionais.

Desde 2013, Jorge Pelicano tem se dedicado exclusivamente à realização de documentários na produtora Até ao Fim do Mundo. “TONY” (2019) é o seu mais recente filme.